Cepheid Talks

Apostar na investigação em Enfermagem: trabalhos que sejam «aplicáveis no dia-a-dia dos enfermeiros»

A investigação em Enfermagem é “um caminho que precisa ser desbravado” em Portugal, defende Manuel Belo Costa, enfermeiro e coordenador do Núcleo de Enfermagem em Cardiologia da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (NEC – SPC).

Esta foi uma das temáticas abordadas pelos cerca de 70 enfermeiros que estiveram presentes no evento “Enfermagem em Cardiologia: da evidência à prática”, que decorreu na Universidade de Évora – Colégio Verney.

Para Manuel Belo Costa, “existe pouco investimento na área da investigação, logo é preciso mudar esta realidade”. Segundo o responsável do NEC-SPC, “os trabalhos publicados são, sobretudo, teses de Mestrado, de Doutoramento ou de Pós-Graduações, logo não são aplicáveis no dia-a-dia dos enfermeiros, nomeadamente dos que trabalham em Cardiologia”.


Intervenção da Enfermagem no Laboratório de Hemodinâmica de uma unidade hospitalar.

Do evento, o coordenador destaca os debates em torno das temáticas referentes ao “Pré-Hospitalar” e à “Reabilitação”. Para Manuel Belo Costa, estas são duas áreas “na crista da onda”, nas quais a Enfermagem tem um papel fundamental: “Por exemplo, na área da Reabilitação, a Ordem dos Enfermeiros está a trabalhar num guia de boas práticas, para que se prestem cada vez mais cuidados de qualidade.”



Em declarações à Just News, menciona ainda que Portugal precisa de mais programas de Reabilitação Cardíaca. “São poucos os doentes que têm acesso a este tipo de cuidados após um enfarte agudo do miocárdio.” E acrescenta: “Os centros de Reabilitação Cardíaca que existem no país não são os suficientes, além de não abrangerem muitas regiões de norte a sul de Portugal.”

Quanto ao evento, Manuel Belo Costa está muito satisfeito e acredita que o sucesso se deveu, sobretudo, à componente prática do programa. “Os enfermeiros precisam de conhecimentos muito concretos para aplicarem no seu dia-a-dia”, afirma.

Para o futuro, acredita que o NEC-SPC deve organizar mais formações práticas e dar a conhecer o que se faz na Enfermagem em Cardiologia, já que “os enfermeiros são a base do Serviço Nacional de Saúde”.  

Este evento em Évora realiza-se no seguimento da 1.ª reunião promovida pela nova Direção do núcleo, que decorreu no final do ano passado, sob o lema: "O futuro é aquilo que construímos hoje".


Manuel Belo Costa e Mafalda Selas (à direita), os dinamizadores da reunião de 2016, junto com palestrantes do evento, que funcionou como fator impulsionador de mais iniciativas promovidas pelo Núcleo de Enfermagem de Cardiologia.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda