KRKA

Conferência sobre os «novos desafios» de gerir uma unidade hospitalar do SNS

Pedro Beja Afonso, presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, é o orador convidado da próxima iniciativa promovida pelo Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC). A sessão, que decorrerá dia 7 de outubro, é de entrada livre e está aberta a todos os interessados.

Esta iniciativa, que decorre no âmbito do Mestrado em Gestão e Economia da Saúde e da Pós-Graduação em Economia e Gestão em Organizações de Saúde, tem início às 15h30 e decorrerá na Sala Keynes, piso 3 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, não sendo necessário efetuar inscrição.



Iniciativas com vista "a dar uma melhor resposta à população"

A propósito da última Reunião do Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, que decorreu exatamente no Hospital Distrital da Figueira da Foz, Pedro beja Afonso adiantou à Just News que são diversos os projetos que a unidade tem vindo a desenvolver com a Medicina Interna. Destacam-se, nomeadamente, a criação de novas instalações para o Hospital de Dia da Diabetes, a atribuição da Unidade de Internamento de Curta Duração (UICD) a esta área e a implementação da Via Verde do AVC, em parceria com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no Serviço de Urgência médico/cirúrgica. 

“Acreditamos, e temos factos concretos disso, que melhorámos a continuidade e a personalização dos cuidados na UICD”, afirmou na altura o responsável, acrescentando que esta mudança na UICD permitiu também, pela primeira vez, a existência de camas com perfil de cuidados intermédios no Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Também com o Serviço de Medicina Interna, o hospital iniciou no verão do ano passado um projeto “inovador” e piloto em termos nacionais, que passou pela implementação da Via Verde do AVC no Serviço de Urgência Médico/Cirúrgica, em parceria com a Unidade de AVC do CHUC. Para tal, utilizou a Telemedicina e a videoconferência para partilhar informações clínicas e ter decisões clínicas partilhadas. Com isto, afirmou, “estamos a dar uma melhor resposta à população e a contribuir para uma maior qualidade de vida”.

Destacou, também, que o Serviço de Medicina Interna do Hospital da Figueira da Foz está neste momento envolvido num processo de Acreditação pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pela Direção-Geral da Saúde. 

O presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz anunciou ainda a implementação do MUST (método de rastreio de má nutrição) a todos os doentes do hospital, sendo que, até aqui, estava implementado apenas no Hospital de Dia de Oncologia.

“Acreditamos que o MUST terá um impacto muito concreto no Serviço de Medicina Interna, pois, a má nutrição está muito associada à doença crónica, ao doente acamado e estas duas características estão muito ligadas aos doentes internados no Serviço de Medicina Interna”, frisou.






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda