KRKA

Dia C: discutir a «participação ativa dos doentes» no Pavilhão do Conhecimento

Na primeira edição de 2017 do ciclo de debates "Dia C: Desafios para a sustentabilidade", organizado pela Ciência Viva, estará em discussão "o desafio que representam as doenças crónicas de longa duração - como a diabetes -, associadas a estilos de consumo, padrões de actividade, aumento da esperança de vida".

Acrescenta a organização que "conheceremos também várias respostas a este desafio, com a mais antiga associação de doentes do país e com uma plataforma que apoia inovações médicas desenvolvidas por pacientes".

Nesse sentido, a reumatologista Helena Canhão e Rogério Ribeiro, gestor de projetos na Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, são os oradores convidados desta sessão, que se realiza dia 26 de janeiro, intitulada "Cuidar da saúde: a participação activa dos doentes".

Agendado para a última quinta-feira de cada mês, o "Dia C" realiza-se entre as 19h30 e as 21h00, no Auditório José Mariano Gago do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, contando com a participação, em cada sessão, de especialistas que apresentam um tema actual, seguindo-se um debate com o público.



A propósito do tema que estará em debate, são apontados pela Comissão Organizadora alguns benefícios da participação das pessoas com ou sem doenças:
- reforça a legitimidade e a transparência dos sistemas de saúde, alinhando as políticas e práticas de saúde com as expectativas e anseios dos indivíduos;
- contribui para desenvolver sistemas de saúde com uma visão mais global, centrados nas pessoas, nas comunidades e nos seus ambientes;
- dá mais poder e mais responsabilidade aos cidadãos, desde logo por fomentar o envolvimento na prevenção da doença. 


A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda