KRKA

Doenças respiratórias: Coimbra vai receber, em abril de 2017, as 4.as Jornadas do GRESP

Realizam-se já no próximo mês de abril de 2017, mais precisamente nos dias 21 e 22 de abril, as 4.as Jornadas do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF. Segundo Rui Costa, o seu coordenador, o Hotel Vila Galé, em Coimbra, deverá receber mais de 500 profissionais de saúde.

O evento organizado pelo GRESP, que integra a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, vai acontecer um ano antes do que estava previsto devido à realização da 9.ª Conferência Mundial do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), que terá lugar no Porto, em 2018.

Em declarações à Just News, Rui Costa afirma que as expectativas para este evento são “elevadas”, com um programa “aliciante, interessante e dirigido às necessidades reais do médico de família”.



“Também iremos lançar um inovador curso intensivo em doenças respiratórias para enfermagem, com a duração de um dia e limitado a 60 inscrições, que se realiza no primeiro dia das Jornadas”, acrescenta aquele responsável.

O cancro do pulmão, nomeadamente o seu rastreio, diagnóstico e seguimento; a alergia respiratória na consulta de Medicina Geral e Familiar; o estado da arte da desabituação tabágica; a patologia respiratória associada à doença profissional e o ponto da situação das novas terapêuticas na asma e na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) serão alguns dos temas em debate.

Mas o programa das 4.as Jornadas do GRESP contemplará também, nomeadamente, a agenda de investigação em doenças respiratórias nos CSP em Portugal, o tema da ACOS (síndrome de sobreposição asma/DPOC) e as doenças do interstício.


Jaime Correia de Sousa com a Direção do GRESP (Carlos Gonçalves, Cláudia Vicente, Rui Costa, Luís Alves e João Ramires) durante as 3.as Jornadas do GRESP, que se realizaram em janeiro deste ano.

Rui Costa destaca, igualmente, a realização de workshops práticos e interativos sobre os inaladores, a espirometria, a rinossinusite, a radiologia nos CSP, os cuidados respiratórios domiciliários e como aprender a respirar.

Recorde-se que a escolha de Portugal para acolher a 9.a Conferência do IPCRG, em 2018, resultou da candidatura apresentada pelo GRESP que, em conjunto com a APMGF, será anfitrião do evento. O IPCRG é atualmente presidido pelo médico de família Jaime Correia de Sousa.


Jaime Correia de Sousa e Rui Costa.





seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda