KRKA

Emergências de Cirurgia Vascular: Especialistas discutem «problemas e soluções»

Tem lugar esta semana, dias 9 e 10 de dezembro, o 7th Lisbon Vascular Forum, que se centrará no tema “Problemas e soluções em emergências de Cirurgia Vascular”. Segundo o presidente da Comissão Organizadora do evento, José Fernandes e Fernandes, há cada vez mais emergências difíceis e complexas, valendo a pena, por isso, focar esta área que tem sido pouco debatida.

Em declarações à Just News, José Fernandes e Fernandes, diretor do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Maria (HSM)/Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) destaca que uma das características deste encontro tem sido a “excelente participação estrangeira, que permite aos participantes atualizarem-se e expor as suas dificuldades e casos difíceis, recorrendo à crítica construtiva”.

O professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) esclarece também que a reunião conta com o patrocínio cientifico do Serviço de Cirurgia Vascular do HSM/CHLN, do Instituto Cardiovascular de Lisboa- British Hospital (ICVL-BH) e da FMUL.



Do programa, José Fernandes e Fernandes, que é também coordenador de Cirurgia Vascular do ICVL-BH, salienta a abordagem ao grande trauma, nomeadamente, a sua organização e a partilha da experiência de outros países, bem como do Serviço de Cirurgia Vascular do HSM/CHLN. Também em discussão estarão os novos desenvolvimentos que a tecnologia endovascular tem permitido, particularmente no trauma da aorta e dos grandes vasos, "que têm sido responsáveis por uma mudança muito importante".

Haverá sessões dedicadas às emergências nos territórios cerebrovascular, venoso, arterial e periférico. Além disso, falar-se-á igualmente das emergências relacionadas com a patologia da aorta que, segundo José Fernandes e Fernandes, “é um problema extremamente complicado e grave e que envolve um risco de morte muito significativo”.



O nosso entrevistado realça que este ano foi introduzida uma inovação na estrutura do programa: em conjunto com o grupo dos jovens internos que organizam o Encontro Internacional de Jovens Médicos, foram criadas sessões educacionais (teórico-práticas), orientadas para os jovens médicos, internos e alunos do último ano.

O objetivo é facilitar a discussão de casos clínicos sobre temas relevantes na prática clínica, nomeadamente, diabetes e doença arterial periférica, doença venosa crónica, aneurismas da aorta abdominal e doença carotídea e risco de AVC.

De salientar também uma sessão que será dedicada aos problemas de organização e de gestão em patologia vascular e cardiovascular, que contará com a colaboração de especialistas estrangeiros que estiveram à frente de soluções muito importantes nos seus países – Suécia, Inglaterra e Holanda.

O Lisbon Vascular Forum é uma organização que vem desde 1987, embora as primeiras 13 edições tivessem a designação “Encontros Internacionais de Angiologia e Cirurgia Vascular”. O objetivo deste evento é, de acordo com José Fernandes e Fernandes, “transmitir o estado de arte da cirurgia vascular, procurar atualizar os conhecimentos e promover o intercâmbio com os colegas estrangeiros”.



“Espero que a reunião possa ser um sucesso e tenha muito boa participação. Convido todos os colegas, especialistas, internos, médicos com interesse na patologia vascular e outros profissionais de saúde, como os enfermeiros e fisioterapeutas, a inscreverem-se e a participarem”, conclui José Fernandes e Fernandes.

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:  soniaramos@getdone.pt 






Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda