KRKA

Fausto Pinto é o novo diretor do Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Lisboa Norte

Fausto Pinto será, já a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de dezembro, o novo diretor do Departamento de Coração e Vasos do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN)/Hospital de Santa Maria, sucedendo a José Fernandes e Fernandes no cargo.

Em entrevista à Just News, o cardiologista, que é diretor do Serviço de Cardiologia do CHLN e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, destaca que o conceito deste Departamento é novo, mas é “extremamente importante” em termos da definição de uma estratégia conjunta na área cardiovascular.

“Sendo uma área com o peso que tem, a possibilidade de integrar três serviços – Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Cardiotorácica – permite uma complementaridade que é muito  importante, sobretudo numa instituição terciária como é o Hospital de Santa Maria”, menciona.


José Fernandes e Fernandes, Fausto Pinto e Ângelo Nobre, diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica.

E acrescenta que, em termos de investigação e de ensino, a integração das três áreas que integram o Departamento também possibilitou a realização de um conjunto de iniciativas, como, por exemplo, reuniões conjuntas, que permitem implementar o verdadeiro espírito de equipa, que, hoje em dia, se designa por “Heart Team”.

“A Medicina Cardiovascular, como outras áreas, é multidisciplinar e a complementaridade dos vários setores é muito importante para o bom desempenho e para atingir bons resultados. E é isso que se pretende quer na vertente clínica, que tem nesta área um peso muito significativo, quer nas vertentes de investigação e de ensino”, refere.



Fausto Pinto e José Fernandes e Fernandes.

Fausto Pinto faz questão de felicitar José Fernandes e Fernandes pelo trabalho que desenvolveu. “O Departamento ainda é relativamente jovem, mas esta complementaridade de esforços permite-nos antever com grande otimismo o futuro, para podermos implementar um Departamento ainda mais pujante e com maior capacidade de poder atingir o que nós queremos: ter um Departamento forte numa área tão crítica como esta em que trabalhamos”, realça.

Para o futuro, o novo diretor do Departamento de Coração e Vasos do CHLN considera que é muito importante garantir o trabalho conjunto entre os serviços que o integram, sendo que o grande objetivo vai ser a implementação de “um projeto ambicioso de expansão do Departamento, para poder dar resposta às necessidades atuais da área cardiovascular numa estrutura hospitalar moderna, terciária e diferenciada”.



Segundo Fausto Pinto, esta meta inclui uma renovação que deve ser feita em conjunto com a administração hospitalar, para que seja possível continuar a apostar num Departamento “forte e inovador” e garantir aos doentes o que de melhor se faz na área cardiovascular.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda