INEM acionou mais de meio milhão de meios de socorro para dar resposta a situações de emergência médica

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acaba de anunciar que acionou, no primeiro semestre deste ano, 558.282 meios de socorro para dar resposta a situações de emergência médica. Trata-se de um número que representa um aumento de 6,1% relativamente ao ano anterior, ou seja, mais 31.557 meios acionados que em igual período do ano passado.

Perante um pedido de socorro, via 112, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM selecionam os meios mais adequados para enviar para cada situação de emergência médica, com base na situação clínica da vítima. Entre estes meios contam-se Ambulâncias de Emergência Médica, Ambulâncias de Socorro e Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida Motas de Emergência Médica, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Motas de Emergência Médica e Helicópteros de Emergência Médica.

Os dados apurados pelo INEM e agora divulgados são os seguintes:



No mesmo comunicado, o INEM aproveita a oportunidade para recordar que os "meios de emergência do INEM destinam-se a ser utilizados em situações de risco de vida iminente ou quando está em causa uma função vital da vítima. Como tal, estes meios devem ser acionados com critérios rigorosos, mais concretamente a situação clínica da vítima".

Em caso de acidente ou doença súbita, o INEM alerta que as pessoas devem ligar para o 112 e informar, de forma simples e clara:
•         O número de telefone do qual está a ligar;
•         A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
•         O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
•         O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
•         As queixas principais e as alterações que observa.

Facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz, pois será mais fácil determinar qual o tipo de emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta ao problema de saúde.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda