Cepheid Talks

Novo presidente da SPR quer investir na «melhoria clara» nos cuidados aos doentes na área da Reumatologia

José Canas da Silva é, desde o final de novembro de 2016, o presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR). Em entrevista à Just News, o responsável sublinha que é vital combater a escassez de especialistas e refere que um dos principais objetivos da atual Direção da SPR é a formação e educação permanente dos seus profissionais.

Nesse sentido, a SPR pretende continuar a apostar na realização de eventos científicos, onde a vertente formativa se constitua como o objetivo principal, pela importância que tem não só para os internos e jovens médicos, mas também para os reumatologistas seniores.

“A profissão médica tem como desiderato manter-se sempre atualizada e essa é uma obrigação ética de todos os médicos”, salienta o diretor do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Outra das intenções da atual Direção da SPR é que exista uma “melhoria clara” dos cuidados na área da Reumatologia que são colocados à disposição dos doentes.

A escassez de reumatologistas em determinadas regiões do país continua a ser uma das preocupações nesta área. No entanto, José Canas da Silva acredita que o problema pode ser atenuado com a abertura de vagas para os internos da especialidade que existem atualmente em Portugal (cerca de 40) nos cinco maiores hospitais onde não existem reumatologistas -- Centro Hospitalar Lisboa Central, Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora), Hospital de Cascais, Hospital de Santo António (Porto) e Hospital Nossa Senhora da Oliveira (Guimarães).


Elementos da Direção da SPR: Carlos Vaz, Margarida Oliveira, Ricardo Figueira, José Canas da Silva, Luís Cunha Miranda (presidente eleito), José Costa, Helena Canhão e Cátia Duarte.

“Acreditamos que o ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes, deverá tomar como muito séria a oportunidade que tem de levar para as populações abrangidas por estes hospitais especialistas de Reumatologia que tanta falta fazem”, sublinha.

A SPR pretende também levar a cabo iniciativas dirigidas aos doentes com o intuito de melhorar o conhecimento sobre as suas doenças, no sentido de uma maior adesão ao tratamento e compreensão dos objetivos propostos. “Um doente educado é um doente bem tratado”, menciona.

Direção da SPR 2016-2018
Presidente: José Canas da Silva
Vice-presidentes: Helena Matos Canhão e Carlos Vaz
Secretário-geral: Ana Filipa Mourão
Secretário adjunto: Filipe Araújo
Tesoureiro: Margarida Oliveira
Vogal Norte: José Costa
Vogal Centro: Cátia Duarte
Vogal Sul: Maria Saavedra
Vogal Ilhas: Ricardo Figueira



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda