KRKA

Otorrinolaringologista João Leão de Meireles homenageado em reunião científica realizada em Viseu

O primeiro diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Viseu, João Leão de Meireles, foi homenageado no decorrer de uma reunião que juntou especialistas daquela área e em que o tema em debate foi “O ouvido: do estudo à reabilitação”.

O médico, que foi o primeiro diretor do Hospital de São Teotónio, em Viseu, após o 25 de abril (entre 1975 e 1982), asseguraria mais tarde (entre 1991 e 2002) a direção do Serviço de Otorrinolaringologia, quando este foi criado. Em declarações à Just News, admitiu que “não foi fácil dirigir uma casa que encontrei com cerca de 400 pessoas e que deixei com mais de mil”, mas deixou claro que “correu muito bem”.



João Leão de Meireles foi o presidente de honra da Reunião do Núcleo do Centro da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL), que já em 2009 e em 2013 se tinha realizado em Viseu. “O ouvido: do estudo à reabilitação” foi o tema deste ano, sendo que, como lembrou o presidente da SPORL, Ezequiel Barros, em declarações à Just News, “estas reuniões são mais focadas num tema, onde o que se pretende é promover uma discussão completa entre todos os participantes”.

J. Marques dos Santos, atual diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e presidente da reunião, deixou um “cumprimento de gratidão” a João Leão de Meireles, ao intervir na sessão de abertura do evento, lembrando o “seu contributo para a nossa formação e saber”.


Ezequiel Barros e J. Marques dos Santos.

Inesperadamente ausente da cerimónia por motivos de saúde, o homenageado fez chegar uma mensagem – lida por J. Marques dos Santos --em que, para além de agradecer a distinção que lhe foi concedida, lembrou que “não interessa apenas tratar os doentes, é necessário que eles fiquem certos de que estão a ser bem tratados”.

Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, esteve presente na sessão e fez questão em revelar que, tendo sido aprovada, por unanimidade, a atribuição da medalha de mérito da cidade a João Leão de Meireles, este, “com a humildade que lhe é característica, achou que não era merecedor da mesma”.

Fernando Marques, como representante da Ordem dos Médicos, e Abílio Leonardo, em representação do Colégio da Especialidade de Otorrinolaringologia da Ordem dos Médicos, integraram a mesa da sessão de abertura da Reunião Núcleo do Centro 2016 da SPORL.



Fernando Marques (Ordem dos Médicos), Abílio Leonardo (Colédio da especialidade), Almeida Henriques (presidente CM Viseu), Ezequiel Barros e Marques dos Santos.

Podem ser consultadas mais fotos da Reunião do Núcleo do Centro da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia na Galeria de imagens.


João Leão de Meireles e J. Marques dos Santos.




Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda