Cepheid Talks

Saúde Mental: Encontrar+se celebra 10 anos e promove «atualização em práticas inovadoras»

Encontrar+se vai assinalar, este ano, o Dia Mundial da Saúde Mental de forma particularmente dinâmica, uma vez que se encontra a comemorar o seu 10.º aniversário.

Entre outras atividades, a associação presidida pela psicóloga Filipa Palha vai realizar, nos dias 25 e 26 de novembro, um evento no Porto, na Universidade Católica Portuguesa – Campus Foz, que conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

A iniciativa, que decorre sob o lema "Dos primeiros socorros à reabilitação psicossocial em saúde mental", é organizada em parceria com a Rede de Apoio à Reabilitação Psicossocial para Pessoas com Doença Mental na Área Metropolitana do Porto (RARP-AMP).
 

Filipa Palha.

Joaquina Castelão, presidente da FamiliarMente - Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental, e António Marques, da Comissão Executiva da RARP-AMP e vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto, vão moderar a primeira sessão do programa.

À semelhança dos outros temas em debate, este painel terá a participação de vários especialistas internacionais. Assim, Gabriel Ivbijaro, presidente da World Federation for Mental Health (WFMH), partilhará uma "visão global" sobre a dignidade na saúde mental.

Por outro lado, Yoram Cohen, presidente da Global Alliance of Mental Illness Advocacy Networks-Europe (GAMIAN-Europe), e Miia Männikkö, presidente da European Federation of Associations of Families of People with Mental Illness  (EUFAMI), abordarão, respetivamente, as visões dos doentes e das famílias.

Do programa faz também parte o 2.º Fórum Saúde Mental e Empresas, uma reunião que visa "dar continuidade ao debate sobre a importância de se atender às questões da saúde mental nas empresas, partindo da experiência de empresários reconhecidos nacional e internacionalmente, bem como da partilha de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste domínio, nomeadamente em Portugal". 



O programa das comemorações do 10.º aniversário da associação teve início em junho com uma iniciativa dirigida ao grande público, tendo como objetivos "sensibilizar para a problemática da saúde mental e para as faltas de verbas nesta área que comprometem a prestação de cuidados adequados, incluindo aqueles prestados pela Encontrar+se".

Para mais informações:
Encontrar+se
Rua de Diu, 256 | 4150-272 Porto
t. 220 101 417
geral@encontrarse.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda