136.º aniversário do Centro Hospitalar Conde Ferreira

O Centro Hospitalar Conde Ferreira comemora, dia 25 de março de 2019, 136 anos "ao serviço da Saúde Mental". O Centro Hospitalar Conde Ferreira comemora, dia 25 de março de 2019, 136 anos "ao serviço da Saúde Mental". O então Hospital de Alienados Conde de Ferreira foi inaugurado precisamente a 24 de março de 1883.

A Misericórdia do Porto recorda que este foi o primeiro hospital construído de raiz para a Psiquiatria em Portugal (1883), "assumindo-se, desde logo, como um estabelecimento inovador".

Atualmente, o Centro Hospitalar Conde de Ferreira "é uma unidade assistencial de referência nacional e internacional na área da Saúde Mental".

A celebração do 136.º aniversário tem início às 9h00, no Salão Nobre da unidade hospitalar, com a colocação de flores no monumento do Conde de Ferreira, seguindo-se uma Missa na Capela do Hospital.


António Leuschner

Após um discurso do provedor da Misericórdia do Porto, terá início uma Conferência sobre as Residências de Apoio Máximo, uma valência do Centro Hospitalar Conde de Ferreira, dedicada a 24 utentes, no âmbito da prestação de cuidados continuados na área da saúde mental, e um debate sobre o "presente e futuro da RNCCI em Saúde Mental".

Esta sessão contará com as intervenções de António Leuschner, presidente do Conselho de Administração do Hospital Magalhães Lemos/Conselho Nacional de Saúde Mental, Jorge Bouça, coordenador da RNCCI em Saúde Mental da ARS-Norte, e de Rosa Gonçalves (diretora clínica.

Às 11h30 tem início a abertura de duas exposições. Na Sala Museu a exposição "Joaquim Ferreira dos Santos: O Conde de Ferreira, o homem e o lugar" e, na Sala 2, um conjunto de trabalhos de expressão plástica dos doentes, subordinados ao tema do Conde de Ferreira.

Para mais informação e efetuar a inscrição: secretariado.ce.chcf@scmp.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda