1.as Jornadas da USF Freamunde - «Um dia Atípico do Médico de Família»

"Todos os dias temos diferentes tipos de consultas, diferentes tipos de utentes, diversos motivos de procura de ajuda, diversa patologia e raciocínio clínico." É desta forma que a presidente das 1.as Jornadas da USF Freamunde, Maria João Martins, começa por explicar o motivo da escolha do lema do evento - "Um dia Atípico do Médico de Família".

De acordo com a médica interna, "todo este contexto exige uma versatilidade de pensamento clínico exigente, ainda mais dificultado pelos tempos de consulta estabelecidos". Por outro lado, recorda o que mais define os cuidados primários de saúde: "Somos frequentemente o primeiro contacto dos doentes, o que nos coloca num papel privilegiado e exigente na sua orientação e seguimento."



O desafio de uma "rotina atípica"

Agendadas para dias 19 e 20 de novembro, estas jornadas realizam-se na Câmara Municipal de Paços de Ferreira e pretendem "espelhar o desafio do dia-a-dia de um médico de família na sua atividade clínica e assistencial, na sua rotina atípica e exigente do ponto de vista académico".

Através da partilha de conhecimentos entre profissionais de saúde, as jornadas visam "melhorar e atualizar a atuação clínica nas diversas áreas do nosso dia-a-dia (A)típico", refere Maria João Martins. Por outro lado, é também objetivo promover "o convívio entre diferentes profissionais e estreitar a comunicação entre os diferentes tipos de cuidados, contando com a colaboração do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa nestas jornadas".

A médica de família faz ainda questão de sublinhar: "Somos os médicos que veem pessoas crescer e famílias multiplicarem-se, que lidamos com as emoções positivas e negativas, abordando a pessoa no seu todo, nunca esquecendo a sua orientação clínica."

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Telf.: 255 880 500
Email: jornadas@usffreamunde.com  

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda