1.º Seminário em Inovação em Atenção Primária (SIAP) sobre Saúde Mental 2022

É com uma palestra intitulada "O que é ser normal em saúde mental?" que arranca o 1.º Seminário em Inovação em Atenção Primária (SIAP) sobre Saúde Mental em Portugal.

Agendada para dias 15 e 16 de julho de 2022, a iniciativa visa, no âmbito específico da saúde mental, "analisar, debater e promover a arte de fazer o mínimo dano, tanto a nível clínico, como individual, colectivo e social".

"Saúde Mental: mal estar e sofrimento emocional, psicológico e social" é o tema do Seminário, cuja Comissão Organizadora integra uma dúzia de médicos internos e especialistas, essencialmente, de Medicina Geral e Familiar.

"O luto da morte de um ente querido não é uma doença mental", "Psicopatologização da vida quotidiana / medicalização do sofrimento vital" e "Saúde mental infantil. Começar a devolver a palavra às crianças" são temas de algumas das palestras que se realizam "desde uma perspectiva mais clínica" no dia 16 de julho.



SIAP desde 2005

Os Seminários de Inovação Cuidados de Saúde Primários (SIAP) realizam-se desde 2005, decorrendo habitualmente em Espanha, mas também realizando-se em outras cidades, como Buenos Aires, Lima, Oxford, Quito, Rio de Janeiro e Santiago do Chile.

Têm como objetivo principal a "revisão crítica e formativa de questões chave no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários". Além de questões clínicas, são também abordadas "questões de cariz social, antropológico e ético, sendo a interseccionalidade um fator comum não só nos temas que se abordam, mas também entre os participantes".

Os SIAP são ainda apresentados como "os seminários em que aprendes o que não te ensinam nem enquanto estudante, nem enquanto interno, mas que é imprescindível para exercer com qualidade e humanidade”.

O programa completo e outras informações podem ser consultadas aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda