ACES Sintra: «Promover reflexões em comunidade sobre a finitude, a morte e o luto»

"Promover reflexões em comunidade sobre a finitude, a morte e o luto, promovendo uma maior abertura social a estes temas." Este é um dos objetivos do evento que está a ser organizado pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Sintra.



Agendado para dia 14 de dezembro, o 2º Encontro de Cuidados Paliativos de Sintra contempla a realização de três workshops sobre "Comunicação de más notícias", "Via subcutânea" e "Falar sobre a morte e perda a crianças e adolescentes".

A coordenadora médica da ECSCP, Daniela Runa, destaca ainda "a presença da Eng. Ana Barbosa e Dr. Nuno Gil para nos falar sobre um novo projecto de voluntariado de Cuidados Paliativos em Sintra, e também do Dr. Luís Quintino que relatará a sua experiência pessoal sobre perda e amor".

A realização da reunião visa também ser um contribuito para "reforçar a relevância e interligação dos vários atores e decisores envolvidos nos cuidados de saúde da população de Sintra".

Elementos da equipa, durante o 1.º Encontro: Ana Raposo (Enfermagem), Ângela Brito (Fisioterapia) , Mónica Ferreira (Serviço Social), Maria Ana Sobral (Medicina); Teresa Montano (Psicologia), Adelaide Belo (Enfermagem), Ana Henriques (Medicina), Ana Paula Calçada (Enfermagem), Daniela Runa (Medicina) e Petra Chaves (Medicina)

Apresentada publicamente há um ano, a criação da ECSCP Cacém/Queluz exigiu uma boa dose de resiliência, tal como explicou na altura Petra Chaves, também médica de família:

“A ideia da constituição da ECSCP surgiu porque sentiu-se no terreno que era preciso dar apoio a estes utentes, que têm direito a ter cuidados de qualidade, com dignidade, na fase final da sua vida. 
Somos um ACES muito grande, não foi fácil juntar todos os elementos da equipa, mas a forte motivação para prestar melhores cuidados aos utentes superou todas as barreiras”.

E sublinhava: “Começámos do zero, ninguém se conhecia, apenas tínhamos em comum a vontade de criar um projeto que fosse realmente sustentável.” 

O programa do 2º Encontro de Cuidados Paliativos de Sintra pode ser consultado aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir