3.º Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária

"Diariamente, temos cerca de 339 doentes internados em Hospitalização Domiciliária em Portugal, o que corresponde a um hospital de média dimensão", afirma Francisca Delerue, diretora do Serviço de Medicina Interna do Hospital Garcia de Orta, precisamente a unidade hospitalar de referência no nosso país no que à hospitalização domiciliária diz respeito. 

De acordo com a médica, não há qualquer dúvida de que "a Hospitalização Domiciliária é uma realidade em crescendo, em Portugal" e que surge como "um projeto centrado no doente, serviço de qualidade, rigor clínico, com a visão holística e humanizada da Medicina Interna".

Recorda também que, em 2022, "foram tratados cerca de 9000 doentes em Hospitalização Domiciliária, com uma demora média de 9,9 dias", e que estas unidades encontram-se em funcionamento "em 39 unidades do SNS e 2 privadas (CUF e Fernando Pessoa)".

Na sua opinião, a conclusão é clara: "Podemos dizer que já temos um hospital sem paredes."


Francisca Delerue

"Estamos a evoluir porque partilhamos conhecimentos"

Considerando que os objetivos da Hospitalização Domiciliária em Portugal "continuam a ser cumpridos", a médica acrescenta: "É importante mantermos o trabalho conjunto que vem sendo realizado, com o apoio do Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária (NEHospDom) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Segundo a internista, este crescimento sustentado da Hospitalização Domiciliária no nosso país tem uma explicação principal: "Estamos a evoluir porque partilhamos conhecimentos e a inovação tem estado a acontecer."

Para a promoção dessa partilha de experiências tem sido muito importante o Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária, organizado pelo Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária. É precisamente Francisca Delerue que preside à 3.ª edição deste evento, que decorrerá nos dias 2 e 3 de junho de 2023.



A médica, que coordena a dezena de especialistas que estão a organizar o evento, deixa por isso o convite a uma ampla participação dos colegas: "Apelo a que todas as unidades se façam representar, com os diferentes grupos profissionais neste 3º Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Contamos com todos."

Temas das mesas redondas:

Regulamentação e aspetos financeiros em Hospitalização Domiciliária (HD) – O que temos e o que falta 

Visão geral das Unidades de HD em Portugal – Semelhantes na diferença
Cuidadores informais e literacia em saúde
Linhas gerais de orientação em HD
O presente e o futuro
Patologia mais prevalente em HD
Terapêutica antimicrobiana domiciliária endovenosa (TADE)
Doentes cirúrgicos em HD

O programa pode ser consultado aqui. (atualizado a 30 de maio)

 


Distribuída nos hospitais públicos e outras entidades de saúde, esta publicação da Just News tem como missão valorizar o SNS e os seus profissionais, através de uma ampla partilha de boas práticas e de projetos de excelência.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda