4.º Encontro de Autoimunidade do Grupo HPA Saúde

É com a intervenção de João Araújo Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que arranca o 4.º Encontro de Autoimunidade do Grupo HPA Saúde. O diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) será o palestrante da conferência "Porquê pensar em doenças autoimunes?".

Agendado para dias 24, 25 e 26 de outubro de 2019, o evento decorrerá no Grande Auditório do Museu Municipal em Portimão e, à semelhança das anteriores edições, conta com boa parte dos principais especialistas nacionais na área.

"Encontro inclusivo"

De acordo com Carlos Carneiro e Nuno Fernandes, da Comissão Organizadora, o objetivo é que este este seja "um encontro inclusivo, envolvendo todos os colegas e restantes profissionais de saúde, focando vários temas pertinentes na prática clínica, desde a prevenção até ao tratamento".

Nesse sentido, a reunião visa promover uma "partilha de saberes informal entre os diversos colegas dos vários Centros de Referência", assegurando, por outro lado, "o elevado nível cientifico que se tem verificado nas ultimas edições, não só pela qualidade das palestras bem como na discussão dos Posters".

É ainda manifestado o compromisso em "realçar a excelência das boas práticas, a relação médico-doente e o papel cada vez mais ativo que o profissional de saúde tem como gestor do seu doente".



"O doente como gestor da sua doença"

A preocupação com a inclusão e a ampla partilha de "saberes" fica, aliás, bem evidente no programa, conforme explicam os médicos:

"Este ano iremos ter um dia dedicado aos doentes, as suas associações, e a relação com os profissionais de saúde vs tecnologia, pois acreditamos que o doente tem que ter um papel principal na gestão da sua doença de forma informada, isenta e cada vez mais próxima com o seu médico assistente."

A reunião termina mesmo com uma mesa redonda intitulada "O doente como gestor da sua doença: o papel dos profissionais e associações". Sob a moderação de Carlos Carneiro, o tema será desenvolvido por António Marinho, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e internista da Unidade de Imunologia Clínica do Hospital de Santo António - CHUP.

O programa pode ser consultado aqui.



Para mais informações: nucleoformacao@grupohpa.com

Inscrição:
Profissionais: 50€ - Estudantes: 25€
A inscrição pode ser efetuada aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda