Centro de Saúde da Boa Nova organiza I Jornadas

Médicos e enfermeiros dos cuidados de saúde primários e dos cuidados hospitalares vão reunir-se, no Auditório do Parque Biológico de Gaia, em Avintes, Vila Nova de Gaia, para atualizar conhecimentos e partilhar experiências na abordagem do doente oncológico.

Tendo como lema "Abordagem Multidisciplinar do Doente Oncológico", são aguardados no evento cerca de 200 profissionais de saúde ("enfermeiros, médicos, internos de formação, estudantes de Medicina e de Enfermagem, psicólogos, entre outros").

Os temas em discussão nas I Jornadas de Saúde da Boa Nova são variados, "do diagnóstico ao follow-up, passando pelo tratamento, psicologia e pelos cuidados paliativos, espera-se que os participantes consigam colmatar as lacunas e dúvidas que tantas vezes se colocam durante a prática clínica."

Ainda de acordo com a Comissão Organizadora, a reunião surge "na assunção da multidisciplinariedade, empreendedorismo e inovação como pilares da prática clínica e da evolução dos Cuidados de Saúde".

E é exatamente no contexto dessa multidisciplinariedade que são levantadas algumas questões, sobre temas muito diversificados, a que os oradores procurarão dar resposta:

"Um doente com ostomia pode nadar? Existe vestuário específico? Que adaptações são necessárias na terapêutica se está a fazer quimioterapia? Cuidados paliativos no domicílio? Como lidar com o diagnóstico diariamente? O doente oncológico tem direito a apoios sociais e atestados, como pedir?"



Todas as unidades representadas

A organização sublinha também o formato "inédito" desta atividade, já que envolve ,"em equipa, todos os profissionais do Centro de Saúde da Boa Nova: Unidade de Saúde Familiar (USF) Nova Via, USF Boa Nova, Unidade de Saúde Pública do ACES Grande Porto VIII – Espinho/Gaia e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Tempus".

Apresentação de trabalhos

"Partilha conhecimento" é o convite que a organização faz a todos os interessados em apresentar trabalhos nas I Jornadas de Saúde da Boa Nova. Até dia 30 de maio pode ser submetido um poster, sendo que o melhor trabalho será premiado na sessão de encerramento das Jornadas.

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada aqui.

Para mais informações: jornadasboanova@gmail.com
O programa e outras informações podem ser consultadas no site das Jornadas.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda