Conferência «O Dia D da Drepanocitose»

A Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH) vai assinalar o Dia Internacional da Drepanocitose com uma Conferência que decorrerá no Auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa.

O evento, que decorrerá dia 19 de junho, é realizado em parceria com o Grupo do Glóbulo Vermelho e do Ferro da Sociedade Portuguesa de Hematologia, Sociedade de Hematologia e Oncologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria e INSA.

Esclarecer dúvidas "sem receios ou constrangimentos"

Conforme explica Manuel Pratas, presidente da APPDH, o período da manhã será dedicado aos doentes e suas famílias, "de modo a colocarem, sem receios ou constrangimentos, todas as questões que desejem ver esclarecidas".

Como convidado especial, "iremos contar com a presença do grande amigo da Associação, o Dr. Aderson da Silva Araújo, que virá especialmente para este evento do Recife, no Brasil". A sua experiência na área das Hemoglobinopatias "será sem dúvida muito interessante e importante de conhecer", afirma Manuel Pratas.



"Incluir futuramente a drepanocitose no Teste do Pézinho"

A sessão de abertura, no início da tarde, vai contar com as intervenções de Fernando Almeida, presidente do Conselho Diretivo do INSA, e Laura Vilarinho, coordenadora da Comissão Executiva do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP).

Dedicadas em particular aos profissionais de saúde, as palestras e debates que se realizam de seguida contam com "destacados profissionais da área da Hematologia e Pediatria, nomeadamente, no que respeita ao diagnóstico neonatal de despiste da drepanocitose nos recém nascidos".

Manuel Pratas adianta ainda que, no final desta Conferência, "será apresentado o projeto-piloto de incluir futuramente a Drepanocitose no ´teste do pezinho`, logo à nascença", manifestando o desejo de que "esta seja uma ideia realmente a concretizar a nível nacional".

Desta forma, a iniciativa do dia 19 vida promover uma maior sensibilização dos profissionais, das famílias e da associação "para que este objetivo importante seja atingido e incluído na política nacional de Saúde".

A inscrição de profissionais de saúde e do público é gratuita e pode ser efetuada através do email: drepanocitise2019@gmail.com, indicando o nome, contacto, se é profissional e se pretende participar de manhã/tarde ou o dia todo.

O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda