Conferência sobre «Risco Familiar de cancro»

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai realizar, dia 22 de setembro, uma conferência sobre "Risco familiar de cancro", que decorrerá no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Recorda a Comissão Organizadora que "todos os casos de cancro resultam de alterações genéticas somáticas que ocorrem nas células de um dado órgão", mas que, muitas vezes, "é possível identificar uma história pessoal ou familiar de cancro que resulta da existência de mutações germinais, que serão portanto transmitidas de geração em geração".

Assim, a identificação destas alterações genéticas "permite distinguir numa família, quem tem risco alto de cancro e quem não tem", sendo que "os primeiros devem ser incluídos em programas de vigilância específicos, uma vez que estes tem benefícios clínicos demonstrados".

Ainda no enquadramento do tema que vai ser debatido na conferência, é sublinhada a necessidade de "consciencializar os profissionais de saúde bem como a população em geral para esta área".

É nesse sentido que surge esta reunião, apresentada como "uma oportunidade de contacto com a realidade da hereditariedade e risco de cancro familiar, através do contacto com especialistas de renome nacional e internacional".
 


As inscrições têm um preço reduzido até dia 28 de julho.

Contactos:
Secretariado
conferencia@ligacontracancro.pt
Telf.: 217 264 099

Podem ser consultadas mais informações aqui

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda