Contratualização nos Cuidados de Saúde Primários: processo e operacionalização

A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (APECSP) vai organizar, dia 25 de janeiro, mais um webinar, desta vez dedicado ao tema da contratualização nos Cuidados de Saúde Primários.

A ação, que tem o apoio da AUCC - Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade, vai contar com a intervenção da enfermeira Cristina Antunes, vogal do Conselho Clínico e de Saúde do ACES do Alto Ave, sendo moderada por Cristina Martins, diretora do Curso de Licenciatura de Enfermagem da Universidade do Minho.

De acordo com a Comissão Organizadora, o objetivo da iniciativa é o de apoiar os participantes a "compreender a arquitetura do processo de contratualização nos Cuidados de Saúde Primários", bem como "capacitar os profissionais para a implementação do processo de contratualização nos cuidados de saúde primários".

A inscrição pode ser efetuada aqui.



A promoção de uma "análise estratégica e prospetiva"


Na apresentação da iniciativa, a APECSP recorda que a reforma dos cuidados de saúde primários "assumiu a contratualização como elemento estruturante e essencial, num processo de reengenharia organizacional que tinha como objetivo assegurar uma prestação de cuidados de saúde de proximidade, com qualidade, respondendo de forma eficiente e efetiva às necessidades da população".

E, nesse sentido, o processo de contratualização, "transversal a todos os níveis da estrutura da prestação de cuidados (ARS, ACES, unidades funcionais), promove uma análise estratégica e prospetiva".

O propósito é claro: "Garantir a inclusão e participação, a capacitação de adaptação à mudança, a promoção e auto-organização, o funcionamento em rede, assim como potenciar a inovação e monitorização contínua, por parte de todos os envolvidos, designadamente, utentes e profissionais."





Hospital Público

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda