I Encontro Luso-Brasileiro de Grupos de Trabalhos Respiratórios: GRESP Brasil & GRESP Portugal

"O cuidado integral da pessoa com doença respiratória crónica: desafios e necessidades do mundo real" é o lema do evento, que contempla também a realização da I Jornada Respiratória para a Atenção Primária (APS) e que se realiza nos dias 17 e 18 de agosto.

Por parte de Portugal, vão marcar presença Rui Costa, coordenador do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), e Jaime Correia de Sousa, fundador do GRESP e presidente cessante do International Primary Care Respiratory Group.

De acordo com a Comissão Organizadora, a reunião visa "envolver e sensibilizar gestores, profissionais de saúde da APS, atenção especializada, estudantes e residentes de medicina de família e comunidade e residentes da equipe multidisciplinar para a melhoria da gestão do cuidado nas doenças respiratórias crónicas". O objetivo final é o de "reduzir o impacto social e econômico causado por essas condições".



Sônia Martins, coordenadora do Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), reforça a importância dos cuidados  primários na prevenção e controlo destas doenças:

"As doenças respiratórias crónicas e o tabagismo representam  um fardo para a sociedade e para a saúde pública. A atenção primária é o principal caminho para uma atenção eficaz,  capaz  lidar com a carga global dessas doenças  oferecendo uma maneira econômica e apropriada de abordar o impacto global da doença respiratória crônica."

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda