Reunião científica da SPOMMF: «Acretismo placentário: Desafios obstétricos»

Organizada pela Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medicina Materno-Fetal (SPOMMF), a reunião científica dedicada ao acretismo placentário realiza-se dias 26 e 27 de novembro de 2021, na Ordem dos Médicos, no Porto.

De acordo com Nuno Clode, presidente da SPOMMF, a decisão de promover esta atualização de conhecimentos surgiu de forma bastante natural: ​"Sendo uma situação rara, a incidência do acretismo placentário aumentou com o incremento da taxa de cesarianas, dado que parece associar-se à existência de cicatriz uterina prévia".

Por outro lado, "o mesmo se passa com a gravidez na cicatriz de cesariana, provavelmente uma forma fruste de acretismo placentário".

Desta forma, serão estes os dois "grandes temas" em debate na reunião, onde será abordado "o diagnóstico e a melhor forma de orientar e tratar estas patologias obstétricas".


Nuno Clode

A propósito da pertinência do lema escolhido para o evento, Nuno Clode faz ainda questão de sublinhar: "O acretismo placentário é um dos grandes desafios que um obstetra pode ter que enfrentar."

A iniciativa conta com o patrocínio científico da FSPOG - Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia.

Além de várias mesas redondas, o programa contempla a realização de conferências sobre o tratamento cirúrgico conservador, os consentimentos  informados em Obstetrícia e o impacto do acretismo placentário na saúde mental e bem-estar da grávida e sua família.


O programa pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda