«Actualização em Glândulas Salivares»

Especialistas de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Dentária são os principais destinatários da reunião "Conceitos basilares e doenças salivares", que se realiza durante a manhã do dia 20 de outubro, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto.

Já da parte da tarde, e ainda no âmbito do evento científico "Actualização em Glândulas Salivares", decorre o curso "Endoscopia salivar (sialoendoscopia)", dirigido a profissionais com alguma experiência nesta temática.

De acordo com o médico estomatologista Tiago Fonseca, pelo facto de o evento permitir igualmente a submissão - e a consequente apresentação - de trabalhos científicos, "são também esperados médicos internos de várias especialidades (como das que maior relação têm com a boca)".

Diagnóstico atempado, "evitando situações indefinidas"

Na opinião do organizador do Curso, "na população geral, o conhecimento sobre glândulas salivares é exíguo ou nulo". Mesmo entre os profissionais de saúde, "existe a perceção de que estas doenças são incomuns".

Contudo, sublinha Tiago Fonseca, essa ideia não corresponde à realidade e persiste "devido à disseminação do contacto dos problemas destes órgãos por diversas áreas do conhecimento e à dificuldade de distinção de alguns quadros clínicos com outras patologias, como patologia dento-alveolar ou orofaríngea".



Assim, e com o propósito de se conseguir "um diagnóstico correcto e atempado e uma terapêutica dirigida e eficaz, evitando situações indefinidas ou arrastadas, é essencial o conhecimento dos fundamentos da clínica das glândulas salivares e a identificação das apresentações mais habituais e importantes".

Por outro lado, para o médico, que é um dos poucos especialistas portugueses que se dedica ao estudo das doenças das glândulas salivares, "é igualmente determinante a actualização sobre possibilidades de tratamento, especificamente as mais conservadoras".

A reunião "Actualização em Glândulas Salivares", agendada para dia 20 de outubro, conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária, Associação dos Médicos Estomatologistas Portugueses, Academia Portuguesa de Medicina Oral e Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral.

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: glandulas.salivares@csaudeboavista.com
Podem ser consultadas mais informações aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda