XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR)

Agendado para os dias 19, 20 e 21 de março, o XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR) vai realizar-se em Cascais, sendo aguardados cerca de 400 participantes.

Relativamente ao tema escolhido para a edição deste ano - “Tecnologia em Medicina Física e de Reabilitação” - Catarina Aguiar Branco, presidente da SPMFR, explica que “a especialidade de Medicina Física e de Reabilitação tem uma forte componente de formação científico-clínica e de exercício profissional ligado às tecnologias da Medicina”.


Em períodos de crescimento tecnológico, a presidente da SPMFR é de opinião que se justifica o “conhecimento e a divulgação da estreita relação científica, clínica e académica entre a MFR e as tecnologias”.

Principais temas em destaque:
- Eletroestimulação na reabilitação da disfagia
- Uso da tecnologia informática e das comunicações na monitorização do exercício em doentes cardiorrespiratórios
- Tecnologia em reabilitação de amputados
- Exoesqueletos
- Ortotetização em doentes oncológicos
- Tecnologia em cadeira de rodas
- EMG
- Posturografia
- Avaliação da marcha
- Infiltração ecoguiada da articulação coxo-femural
- Acupuntura nas síndromes miofasciais
- Infiltração ecoguiada com toxina botulínica
- Tecnologia na reabilitação pediátrica
- Tecnologia no fortalecimento muscular
- Tecnologia na reabilitação cognitiva

Catarina Aguiar Branco distingue, ainda, a realização de uma mesa-redonda sobre a temática ”Interface entre a Engenharia e a MFR em Portugal”, assim como conferências de fisiatras europeus, a abordagem da temática “Investigação clínica em MFR na Europa”, a apresentação de um “Protocolo europeu da aplicação precoce de toxina botulínica nos AVC”, cursos da Revista da SPMFR e um curso de Ecografia.

Como já sucedeu em organizações anteriores, ocorrerá uma sessão debate com a participação de várias instituições, este ano sobre “os problemas atuais na assistência clínica da MFR em ambulatório”.

Haverá espaço ainda para algumas novidades nesta edição do principal evento anual da SPMFR: apresentações de casos clínicos em comunicações orais breves; atribuição de um prémio ao melhor caso clínico; interfaces ativas com as universidades (cursos de Engenharia); interfaces ativas com os cursos de Medicina e os internos do Ano Comum; organização científica com a participação da MGF; incremento na exposição das tecnologias em reabilitação e uma sessão intitulada “Encontro com os Experts”, com a participação de individualidades internacionais e nacionais que participam no congresso.

À semelhança de anos anteriores, Catarina Aguiar Branco afirma que a SPMFR gostaria de ter uma participação significativa dos fisiatras portugueses e dos internos de MFR, assim como uma maior adesão da Medicina Geral e Familiar e de alunos de Medicina e internos do Ano Comum.



Contactos:

Secretariado do Congresso
geral@congressospmfr.pt
Irene Ramos ® - Produção e Gestão de Eventos
Rua Adelino Mendes, 200 - S. Pedro do Estoril
2765-082 Estoril
Tel: +351 21 4847640
Fax: + 351 21 4847649
 
Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação
spmfr@spmfr.org
Tel: +351 91 5768902
Quinta da Boeira - Rua Teixeira Lopes
114 - 4400-320 Gaia
www.spmfr.org

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda