Opinião

Congresso Português de Cardiologia (CPC2016) com iniciativas dirigidas à população

António Gaspar

Membro da Comissão Científica e Organizadora do CPC2016. Assistente hospitalar, Cardiologia/UCIC, Hospital de Braga

Para além da sua vertente científica, o CPC 2016 pretende ir mais longe na sua missão de promoção da saúde cardiovascular da população através da organização de uma tarde de atividades dirigida à população de Vilamoura e de todo o Algarve. Através desta iniciativa, o CPC pretende tornar-se um evento mais aberto a toda a população, complementando de forma natural os trabalhos científicos que já habitualmente decorrem no Congresso.

Assim, a tarde de domingo dia 24 de abril verá, pela primeira vez no Congresso Português de Cardiologia, um conjunto de iniciativas dirigidas à promoção da saúde cardiovascular. Em primeiro lugar,
irá ter lugar, ao longo da tarde, um rastreio cardiovascular coordenado pelo Grupo de Estudo de Fisiopatologia do Esforço e Reabilitação Cardíaca e dirigido à população do Algarve.



Algumas atividades serão dedicadas aos mais jovens, com a organização de pequenas ações de promoção da saúde, sob a forma de atividades lúdicas. Sensibilizando os mais pequenos a hábitos de vida mais saudáveis, estaremos, sem dúvida, a promover a saúde das gerações futuras.

As várias iniciativas contarão ainda com a participação de associações de promoção do desporto e de associações de doentes, potenciando ações de sensibilização da população a diversas patologias cardiovasculares, algumas menos conhecidas do grande público. Para além da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, vários parceiros participarão nesta iniciativa com stands de informação/divulgação.



Finalmente, a tarde de atividades do dia 24 de abril culminará na realização da “Corrida do Coração”, que se inicia às 18.00 h, de forma a não coincidir com as atividades do CPC. Espera-se uma grande participação por parte de todos os congressistas, mas também de corredores amadores e profissionais, uma vez que esta organização está aberta a toda a população e já começou a ser divulgada.

Para além da corrida de 10 km, haverá uma caminhada de 5 km. Com estas iniciativas, a SPC pretende angariar fundos para equipar a zona da Marina de Vilamoura com um desfibrilador automático externo e recolher bens materiais para fins solidários. 



A “Corrida do Coração” será organizada em colaboração com a Câmara de Loulé e a Federação de Atletismo do Algarve. A corrida contará com patrocinadores de prestígio como a Sportzone, Coca-Cola e
Red Bull, entre outros, e tem a ambição de ser um evento desportivo de relevo no Algarve para o qual contamos com a participação de todos os congressistas. Não se esqueça de levar as sapatilhas!




Artigo publicado na edição de fevereiro do Jornal Médico.

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã