Cepheid Talks

Opinião

Congresso Português de Cardiologia (CPC2016) com iniciativas dirigidas à população


António Gaspar

Membro da Comissão Científica e Organizadora do CPC2016. Assistente hospitalar, Cardiologia/UCIC, Hospital de Braga



Para além da sua vertente científica, o CPC 2016 pretende ir mais longe na sua missão de promoção da saúde cardiovascular da população através da organização de uma tarde de atividades dirigida à população de Vilamoura e de todo o Algarve. Através desta iniciativa, o CPC pretende tornar-se um evento mais aberto a toda a população, complementando de forma natural os trabalhos científicos que já habitualmente decorrem no Congresso.

Assim, a tarde de domingo dia 24 de abril verá, pela primeira vez no Congresso Português de Cardiologia, um conjunto de iniciativas dirigidas à promoção da saúde cardiovascular. Em primeiro lugar,
irá ter lugar, ao longo da tarde, um rastreio cardiovascular coordenado pelo Grupo de Estudo de Fisiopatologia do Esforço e Reabilitação Cardíaca e dirigido à população do Algarve.



Algumas atividades serão dedicadas aos mais jovens, com a organização de pequenas ações de promoção da saúde, sob a forma de atividades lúdicas. Sensibilizando os mais pequenos a hábitos de vida mais saudáveis, estaremos, sem dúvida, a promover a saúde das gerações futuras.

As várias iniciativas contarão ainda com a participação de associações de promoção do desporto e de associações de doentes, potenciando ações de sensibilização da população a diversas patologias cardiovasculares, algumas menos conhecidas do grande público. Para além da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, vários parceiros participarão nesta iniciativa com stands de informação/divulgação.



Finalmente, a tarde de atividades do dia 24 de abril culminará na realização da “Corrida do Coração”, que se inicia às 18.00 h, de forma a não coincidir com as atividades do CPC. Espera-se uma grande participação por parte de todos os congressistas, mas também de corredores amadores e profissionais, uma vez que esta organização está aberta a toda a população e já começou a ser divulgada.

Para além da corrida de 10 km, haverá uma caminhada de 5 km. Com estas iniciativas, a SPC pretende angariar fundos para equipar a zona da Marina de Vilamoura com um desfibrilador automático externo e recolher bens materiais para fins solidários. 



A “Corrida do Coração” será organizada em colaboração com a Câmara de Loulé e a Federação de Atletismo do Algarve. A corrida contará com patrocinadores de prestígio como a Sportzone, Coca-Cola e
Red Bull, entre outros, e tem a ambição de ser um evento desportivo de relevo no Algarve para o qual contamos com a participação de todos os congressistas. Não se esqueça de levar as sapatilhas!




Artigo publicado na edição de fevereiro do Jornal Médico.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda