Cepheid Talks

Opinião

«O papel do enfermeiro de Saúde Mental na melhoria contínua da qualidade dos cuidados»


Francisco Sampaio

Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Ordem dos Enfermeiros



Atualmente, e em linha com o preconizado no Programa Nacional para a Saúde Mental, é cada vez mais clara a indispensabilidade de uma abordagem transdisciplinar ao utente nos contextos de Saúde Mental e Psiquiatria.

Assim, enquanto ao longo de vários anos se preconizou uma abordagem segundo a qual profissionais de diversas áreas disciplinares deveriam aportar o seu contributo para a prestação de cuidados, é hoje evidente que a participação dos diversos atores no processo se revela insuficiente per se, sendo fundamental garantir a articulação e interligação entre as ações desenvolvidas por enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, médicos psiquiatras ou psiquiatras da infância e adolescência, psicólogos clínicos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

É neste contexto, de uma visão acerca da Saúde Mental e Psiquiatria cada vez mais abrangente sob o ponto de vista profissional e disciplinar, que ao longo dos anos têm vindo a ser desenvolvidos e implementados diversos projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados especializados de Enfermagem de SM e Psiquiátrica, não só nos Serviços de Psiquiatria, mas também, a título de exemplo, nos Cuidados de Saúde Primários.


Francisco Sampaio

Esses projetos, entre os quais se contam alguns em fase embrionária e outros já bem consolidados e com ganhos em saúde aferidos, têm, por um lado, sido extremamente benéficos para os utentes-alvo dos mesmos; por outro lado, estes têm também servido para enfatizar o papel nuclear que o enfermeiro especialista em Enfermagem de SM e Psiquiátrica pode desempenhar no âmbito da prestação de cuidados em SM e Psiquiatria.

Apesar da existência, há já largos anos, de projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados especializados liderados por estes enfermeiros, não raras vezes estes são insuficientemente divulgados. A escassez de disseminação tende a inviabilizar que projetos bem concebidos sob o ponto de vista teórico e da práxis possam ser replicados noutros contextos e, como tal, limita o acesso dos cidadãos a cuidados especializados de saúde mental que, por já terem sido previamente testados, oferecem garantias de qualidade.

“Inovar Mais, Cuidar Melhor”

De modo a aumentar a visibilidade de alguns desses projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados especializados de Enfermagem de SM e Psiquiátrica, bem como a estimular a conceção de novos projetos que permitam suprir as necessidades ainda existentes nos contextos da prática clínica, realizar-se-á nos dias 18 e 19 de novembro de 2022, na cidade de Coimbra, o II Encontro de Benchmarking organizado pela Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Ordem dos Enfermeiros.


Tendo na sua génese a ideia de que o desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas é indispensável para uma prestação de cuidados cada vez mais proficiente e ajustada às reais necessidades dos cidadãos, o Encontro subordinar-se-á ao tema “Inovar Mais, Cuidar Melhor”.

Num momento em que os serviços de Saúde Mental e Psiquiatria se encontram em fase de reorganização, de modo a que passem a funcionar de forma setorizada, mas também num momento em que a articulação entre o contexto hospitalar e o contexto comunitário se assume cada vez mais como fulcral para a eficiência da prestação de cuidados de saúde mental, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de SM e Psiquiátrica desempenham um importante papel na ligação transdisciplinar entre o utente, o hospital e a comunidade.

Para que este papel possa ser exponenciado em benefício dos utentes, é fundamental que estes façam uso do know-how adquirido nos projetos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados especializados desenvolvidos pelos mesmos ao longo dos últimos anos e, adicionalmente, que possam vir a ser concebidos novos projetos para fazer face à(s) nova(s) realidade(s) e necessidades de cuidados em Saúde Mental e Psiquiatria.

Importa enfatizar que, de acordo com o Regulamento n.º 515/2018, de 7 de agosto, publicado em Diário da República, estes enfermeiros detêm a competência específica para prestar cuidados psicoterapêuticos, socioterapêuticos, psicossociais e psicoeducacionais à pessoa ao longo do ciclo de vida.

Esta não é a sua única competência específica, mas é aquela que sublinha a ideia de que o seu papel no seio da equipa transdisciplinar não deve circunscrever-se unicamente à avaliação e vigilância do utente, mas também à intervenção especializada junto do mesmo. Aproveitar devidamente esta competência permitirá, seguramente, melhorar o acesso a cuidados de saúde mental para todos os cidadãos.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda