Cepheid Talks

Opinião

Programa Doutoral em MGF/CSP


José Augusto Simões

Presidente da ADSO



José Augusto Simões
Presidente da ADSO

A Associação dos Docentes e Orientadores de Medicina Geral e Familiar (ADSO), em colaboração com a Unidade de Medicina Geral e Familiar (MGF), do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da FMUP, realizou no passado dia 11 de outubro de 2014 uma Oficina sobre o Programa Doutoral em Medicina Geral e Familiar. Estiveram presentes 18 médicos de família e internos de MGF, dos quais 12 eram doutorados e 6 doutorandos.

A Oficina decorreu com a realização de grupos de trabalhos sobre:
- Fundamentação conceptual e objetivos do programa doutoral;
- Conteúdos curriculares obrigatórios e opcionais e metodologias pedagógicas;
- Aspetos organizacionais (logística, recursos humanos, finanças, legislação).

As sessões foram moderadas pelos Profs. Paulo Santos, Jaime Correia de Sousa, Luciana Couto, José Augusto Simões e Alberto Pinto Hespanhol e foram relatores dos grupos de trabalho a Dr.ª Ana Quelhas e os Profs. Luís Alves e Carlos Martins.

Um Programa Doutoral em MGF/CSP visará o desenvolvimento de competências compatíveis com um 3.º Ciclo de Ensino Superior no espaço europeu. Desta forma, procura-se concretizar objetivos que assentem no interesse em fomentar o desenvolvimento e a garantia de uma formação avançada centrada na investigação em MGF/CSP e, simultaneamente, estimular mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, para um trabalho de investigação, com vista à obtenção do grau académico de doutoramento, otimizando a utilização do capital humano e físico das universidades que se venham a envolver no Programa.

Como objetivos para o Programa Doutoral foram delineados: Compreensão dos fundamentos teóricos da prática de MGF; Conceção e execução de investigação original em MGF; Criação de conhecimento na especialidade de MGF. Os conteúdos devem partir da Agenda Educativa EURACT (European Academy of Teachers in General Practice and Family Medicine) e da Agenda de Investigação EGPRN (European General Practice Research Network).

Os presentes na Oficina sobre Programa Doutoral em MGF, médicos de família e docentes e doutorandos de várias instituições académicas, acordaram:
- na necessidade de prosseguir o trabalho de desenho e implementação de um Programa Doutoral em MGF/CSP;
- em desenvolver contactos com as autoridades académicas para a viabilização de um terceiro ciclo de estudos conducente ao Grau de Doutor em MGF/CSP;
- em iniciar contactos com outras instituições e com organizações profissionais e académicas para o desenvolvimento de parcerias que garantam a sustentabilidade deste Programa.

Foram definidos grupos de trabalho para aprofundar a redação dos objetivos e conteúdos do Programa Doutoral em MGF/CSP.



Artigo publicado na edição de dezembro do Jornal Médico.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda