Cepheid Talks

25 anos de Enfermagem do Hospital Garcia de Orta: Congresso «está a ser um sucesso»

“25 anos de Enfermagem: Contextos e Desafios” é a temática central do I Congresso de Enfermagem do Hospital Garcia de Orta (HGO), que decorre nos próximos dias 8 e 9 de março, em Almada, no âmbito da celebração dos 25 anos desta unidade hospitalar.

Rosália Marques, enfermeira e presidente da Comissão Científica, sublinha a importância deste evento, como forma de se pensar “na evolução do trabalho dos enfermeiros ao longo destes anos e na maneira como se adaptaram às várias mudanças sociais e do sistema de saúde”.

Relativamente ao programa do evento, Rosália Marques destaca, em declarações à Just News, os principais temas: “Cidadania em Saúde”, “O Cuidar e as Tecnologias de Informação”, “Integração e Continuidade de Cuidados” e “Investigar em Enfermagem”.



No caso da “Cidadania em Saúde”, a enfermeira realça o papel da literacia em saúde. “Vamos debater a forma como os utentes vivem as instituições e como nós próprios somos a sua voz; é uma reflexão sobre a mudança de paradigma dos últimos 25 anos, em que os profissionais de saúde deixaram de ser os únicos detentores do conhecimento”, frisa.

Proximidade com os cuidados primários: "uma tradição deste hospital"

Além da investigação e do papel da tecnologia e da forma como esta pode intervir na relação enfermeiro-doente, a nossa interlocutora destaca ainda a mesa-redonda sobre “Integração e Continuidade de Cuidados”. “É tradição deste hospital, desde a sua inauguração, haver uma ligação de proximidade com os cuidados de saúde primários”, informa.


Albertina Gonçalves, Ganda Cêncio, Rosália Marques

Um trabalho de proximidade que se tem estreitado com vários projetos, como o mais recente da hospitalização domiciliária, que envolve igualmente a participação de enfermeiros.

Congresso “está a ser um sucesso"

Para Ganda Cêncio, também membro da Comissão Científica, a díade HGO-CSP é uma das marcas do hospital, daí que fosse inevitável focarem-se nesta temática. “A tradição de estarmos em contacto com os CSP começou – e é sempre importante dizê-lo – com dois grandes nomes, o Prof. Torrado Silva e o Prof. Manuel Meirinho”, salienta.

O evento, que vai ter lugar no Auditório do Instituto Português da Qualidade, em Almada, já conta com 42 candidaturas a comunicações orais e outras 58 a posters. Como refere ainda a enfermeira Albertina Gonçalves, presidente da Comissão Organizadora, “está a ser um sucesso e já temos, inclusive, inscrições de enfermeiros de Cabo Verde”.

Para mais informações e para efetuar a inscrição: formacao@hgo.min-saude.pt O programa provisório pode ser consultado aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda