Cepheid Talks

«A infeção por VIH já não é apenas do foro da Infeciologia»

Estão abertas as inscrições para o II Curso Pós-Graduado de Atualização em Virologia: Coinfeções e Comorbilidades Associadas à Infeção por HIV.

A decorrer na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), esta ação de formação é dirigida a farmacêuticos, médicos, enfermeiros, bem como "a outros profissionais que estejam ligados a esta área".

Esta pluralidade de destinatários da formação é precisamente  sublinhada por José Miguel Pereira, coordenador do Curso: "A infeção por VIH já não é apenas do foro da Infeciologia, mas das mais variadas especialidades e grupos profissionais."

Sendo investigador principal na Unidade da Interação Hospedeiro-Patogeno do Instituto de Investigação do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (iMed.ULisboa), José Miguel Pereira dedica-se a esta área há alguns anos, daí considerar "fundamental a atualização de conhecimentos".

Em declarações à Just News, recorda que, "face à melhoria da terapêutica, a sobrevivência dos indivíduos infetados por VIH aumentou". E, nesse sentido, "é preciso estar atento às várias coinfecções e comorbilidades associadas à toxicidade dos fármacos, mas também ao processo de envelhecimento.”


José Miguel Pereira

O especialista adianta ainda que o programa vai ter por base o trabalho da própria Unidade, dada a vasta experiência que tem acumulado:

“Ao longo dos últimos anos temos desenvolvido competências no estudo in vitro de coinfeções e comorbilidades no indivíduo infetado por VIH, nomeadamente, na tuberculose e nos processos neurodegenerativos, como a demência."

Além da tuberculose, o curso vai também abordar as hepatites B e C e a infeção por citomegalovírus.

As inscrições podem ser feitas online até 28 de janeiro, contando-se com o mínimo de 15 alunos e um máximo de 50. O programa está acessível aqui.

Entre os preletores estão profissionais do Hospital Egas Moniz (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental), da Faculdade de Farmácia da UL, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Nova de Lisboa).


Membros da Unidade de Interação Hospedeiro-Patogeno: Elsa Anes, José Miguel Pereira, David Pires, Rita Ferreira e Marta Calado


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda