ACES Santo Tirso/Trofa dinamiza ligação com os hospitais, «envolvendo a direção clínica»

“Juntos pela Respiração” foi o tema das jornadas que o ACES Santo Tirso / Trofa promoveu este ano, no âmbito do projeto ACES em Movimento. A iniciativa aconteceu no final de maio, tendo-se repetido o êxito das edições anteriores.



"Oferta de serviços com qualidade"

Ana Tato Aguiar era a coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Grande Porto I – Santo Tirso / Trofa quando, em outubro de 2012, assumiu o cargo de diretora executiva. De uma coisa está certa quando fala sobre as jornadas que já se realizam há quatro anos: “Aquilo que nos move, de facto, não é só a nossa formação, mas também a nossa qualidade de prestação de cuidados.”


Ana Tato Aguiar

A médica tem consciência de que atingir esse objetivo – "a oferta de serviços com qualidade" – implica apostar no envolvimento conjunto dos hospitais e dos cuidados de saúde primários. “Tal é obrigatório porque a centralidade do cidadão e o trajeto do utente no SNS a isso obriga”, afirma à Just News.

Na sua opinião, a realização de eventos como o que agora teve lugar no auditório da Biblioteca da Câmara Municipal de Santo Tirso, “abre as portas” ao contacto entre profissionais dos CSP e dos cuidados hospitalares.

“A relação torna-se mais informal porque conhecemos os colegas e eles conhecem-nos a nós, o que depois facilita muito o trabalho”, reconhece Ana Tato Aguiar, que confirma ser o Centro Hospitalar do Médio Ave “o hospital de primeira linha” para as unidades do seu ACES, logo seguido do Centro Hospitalar Universitário de São João.



 A organização das jornadas, cujo programa está sempre centrado numa área específica – diabetes, coração, saúde mental e agora doenças respiratórias – é da responsabilidade do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Santo Tirso / Trofa. De acordo com a diretora executiva, “nós temos cada vez mais excelentes palestrantes dentro destas grandes áreas porque o CCS tem trabalhado muito com os colegas dos hospitais, envolvendo a direção clínica dos mesmos”.

Proximidade abre canais de comunicação

Piedade Viegas, que completa 48 anos agora em julho, psicóloga clínica neste ACES desde 2005 -- agora “a meio tempo” porque, entretanto, em 2012, entrou para o CCS como vogal --, dá como exemplo o que se verificou no “Juntos pela Respiração”, com a presença na reunião da equipa de Pneumologia do CH do Médio Ave, incluindo a própria diretora, a pneumologista Diva Ferreira.

“O facto de termos todos os elementos do Serviço presentes também nos ajuda a ultrapassar alguns eventuais constrangimentos que possam existir. Esta proximidade pode facilitar a abertura de uma série de canais de comunicação”, refere, esclarecendo ainda:

“A seleção de alguns dos temas dos programas das jornadas tem muito que ver com a auscultação formativa que fazemos, o que nos permite uma melhor articulação junto do hospital, nomeadamente, por exemplo, na elaboração de protocolos de referenciação para as diferentes especialidades. Possibilita, ao mesmo tempo, dar formação aos nossos profissionais.”


Ana Tato Aguiar, Piedade Viegas e Sanchez Silva

Sanchez Silva, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Grande Porto I – Santo Tirso / Trofa, faz questão em acrescentar que esse tipo de relacionamento é fundamental “para que os hospitais nos conheçam e para que nós os conheçamos a eles”. Porque é importante “sabermos aquilo que somos capazes de dar, quais as nossas limitações, aquilo em que nós estamos melhor e eles também. Muitas vezes, por não nos conhecermos uns aos outros, acabamos por cometer erros”.

O médico é especialista de MGF, integra a USF Veiga do Leça há tantos anos (30) que… estava bem longe de se chamar USF. Sanchez Silva recorda que quando foi abrir aquela unidade (uma extensão de um centro de saúde), eram dois gabinetes para consultas e nada de sala de espera. Quando Ana Tato Aguiar assumiu a Direção do ACES já o médico presidia ao Conselho Clínico e de Saúde há pelo menos dois anos, cargo que manteve.


Sanchez Silva, Ana Tato Aguiar, José Pedro Machado, António Barbosa e Pedro Neves

A mesa da sessão de abertura do encontro “Juntos pela Respiração” esteve bem preenchida. Para além de Ana Tato Aguiar, que também teve a responsabilidade de representar o presidente da ARS Norte, e de Sanchez Silva, estiveram presentes António Barbosa, presidente do Conselho de Administração do CH do Médio Ave, Pedro Neves, adjunto da Direção Clínica do CHMA, e José Pedro Machado, vereador da Saúde, em representação do presidente da CM de Santo Tirso.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir