Cepheid Talks

Alcoologia: Partilha de experiências em Portalegre sobre as «doenças do álcool»

A 25.ª edição das Jornadas da Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA) realiza-se dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, subordinado ao tema: "As Doenças do Álcool".

De acordo com Augusto Pinto, membro da Comissão Organizadora e presidente da SPA, o evento é dirigido a todos os interessados, nomeadamente, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores, educadores, estudantes, juristas e autarcas.

Doenças relacionadas com o consumo de álcool

Relativamente ao tema escolhido para a edição deste ano, o médico de família que integra a Unidade de Alcoologia de Coimbra levanta a questão: "Que doenças são estas que se relacionam direta ou indiretamente com uma substância de características tão específicas e particulares em termos químicos e biológicos como é o álcool etílico ou etanol?".

Segundo o especialista, ao longo dos dois dias, serão abordadas as "afeções orgânicas de todos conhecidas, de que são exemplo mais dramático várias patologias que vão da cirrose hepática à pancreatite, passando pela miocardiopatia, as neoplasias, as doenças metabólicas".

Contudo, Augusto Pinto sublinha que o impacto do álcool é muito vasto, referindo a ocorrência de problemas mentais "como a depressão, a ansiedade, a demência".

O álcool e "as doenças da relação"

Por outro lado, refere também questões como a condução sob o efeito do álcool e a violência doméstica, a separação, o divórcio e a negligência. Indica ainda "dificuldades sociais como o desemprego, a sinistralidade laboral, a exclusão e a pobreza".

É nesse contexto que o programa das Jornadas contempla também uma mesa redonda sobre o álcool e "as doenças da relação".

Em jeito de conclusão, o presidente da SPA questiona: "Quantas vezes não é o uso, o abuso ou a dependência do álcool que se encontram por detrás, de forma mais ou menos percetível, enquanto pano de fundo?".



Além da apresentação de trabalhos, sob a forma de pósters e comunicações livres, na reunião será ainda entregue o Prémio de Alcoologia 2017 Dr.ª Gisela Crespo.

As 25.as Jornadas da Sociedade Portuguesa de Alcoologia são organizadas em colaboração com a Câmara Municipal de Portalegre, ARS do Alentejo e UTRA (Unidade de Tratamento e Reabilitação Alcoológica) do Hospital de Portalegre, tendo o patrocínio científico da Ordem dos Médicos.

A inscrição pode ser efetuada aqui.



seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda