KRKA

Alterações de deglutição: ORL do Hospital de Santarém investe na formação dos enfermeiros

O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem estado a promover ações de formação dirigidas a todos os enfermeiros daquela unidade hospitalar, com o objetivo de “alertar para os perigos das alterações de deglutição”, segundo o seu diretor, Mário Galveias.

“Trata-se de um problema de saúde que, sobretudo nos mais idosos, pode conduzir, nomeadamente, a pneumonias de aspiração, com elevado risco de morte”, explica o especialista, esclarecendo que "estas formações visam uniformizar procedimentos em todos os serviços".


Elementos do Serviço de ORL do Hospital de Santarém

Enfermeiros assumem interligação com outros profissionais

Pretende-se, com esta iniciativa, sensibilizar para o diagnóstico dessas situações, bem como para a referenciação precoce e medidas terapêuticas e dietéticas a instituir.

Segundo Mário Galveias, “foram nomeados enfermeiros de referência, a que chamamos ‘elos’, para esta área em cada enfermaria, os quais estabelecem a interligação com os restantes elementos da sua equipa e com os serviços.”


Mário Galveias

Um projeto que tem a ambição de ser o mais inclusivo possível, já que se estende aos enfermeiros das unidades de saúde familiares que tenham interesse em participar, assim como aos cuidados continuados integrados e cuidados paliativos.

Mário Galveias adianta estar, inclusive, prevista para breve a implantação de sinalética específica a aplicar em camas e macas da Urgência, “com o objetivo de evitar e prevenir o risco de complicações graves de saúde devidas a uma alimentação oral inapropriada nestes doentes”.



Santarém acolheu reunião dedicada à ORL pediátrica

Criado em 1987, o Serviço de ORL do Hospital Distrital de Santarém esteve envolvido na organização da Reunião do Núcleo Sul da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP), que se realizou recentemente naquela cidade ribatejana.

A preparação do evento, que é o segundo mais importante no calendário anual da SPORL-CCP, vai ficando rotativamente a cargo de cada um dos seus três núcleos.


Última Reunião do Núcleo Sul da SPORL-CCP

A coordenação da Reunião 2019 foi assegurada por Pedro Escada, diretor do Serviço de ORL do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e membro da Direção da SPORL-CCP, que teve a colaboração de Sara Viana Baptista, coordenadora da ORL do Hospital da Luz Oeiras, de Paulo Vera-Cruz, do Hospital da Luz Lisboa, e do próprio Mário Galveias.

Entretanto, em simultâneo com a Reunião do Núcleo, que foi inteiramente dedicada à otorrino pediátrica, decorreu o encontro anual dos internos de ORL.

Jorge Dentinho, presidente da Comissão de Internos, que integrou a mesa de abertura, sublinhou que se trata de “uma área muito querida por nós”, pois, “podemos efetivamente mudar o futuro das crianças”, declaração subscrita pelos outros dois elementos da referida Comissão, João Neves e Sónia Martins.


João Neves, Sónia Martins e Jorge Dentinho

Por inerência do cargo, o presidente da SPORL-CCP, Jorge Spratley, assumiu também a presidência da Reunião de Santarém, tendo destacado a “dinâmica” do Serviço dirigido por Mário Galveias.

Ainda acrescentou que o nível da Otorrino ali praticada “está entre aqueles que podemos considerar como dos mais irrepreensíveis no panorama nacional”.


Jorge Spratley

Na sessão intervieram ainda Artur Condé, presidente da Direção do Colégio da Especialidade de ORL da Ordem dos Médicos, Paulo Sintra, diretor clínico do HDS, e Cristina Casanova Martins, vereadora da CM de Santarém.


Artur Condé e Paulo Sintra

O presidente de Honra da Reunião do Núcleo Sul da SPORL-CCP, Carlos Alves dos Santos, coronel médico reformado da Força Aérea, fez questão de manifestar o seu agrado por estar a ser homenageado um otorrinolaringologista que foi militar de carreira.


Elementos envolvidos na organização da reunião: Sónia Martins, João Neves, Jorge Dentinho, Jorge Spratley, Pedro Escada, Carlos Alves dos Santos, Sara Viana Baptista, Mário Galveias e Paulo Vera-Cruz


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda