KRKA

Ana Maria Teixeira é a nova presidente da Sociedade Internacional de Exercício e Imunologia

Ana Maria Teixeira, professora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC), é a nova presidente da Sociedade Internacional de Exercício e Imunologia (ISEI). A docente da FCDEF-UC tomou posse no decurso do 14.º Simpósio Internacional da organização, que se realizou este mês em Xangai (China).
 
"É um orgulho muito grande", refere Ana Maria Teixeira, explicando quais as prioridades para o seu mandato: "O estabelecimento de redes de cooperação entre os grupos de investigação com representação na ISEI, a dinamização do website e o aumento da visibilidade da ISEI nos meios de comunicação digitais."

A docente da Universidade de Coimbra destaca ainda outros projetos em que vai estar muito envolvida. É o caso da revista científica Exercise Immunology Review, editada pela ISEI, e a organização do simpósio bianual "que reúne especialistas internacionais em todos os campos da imunologia do exercício para apresentar e discutir o estado da arte da investigação e emergentes avanços conceituais". Depois de Coimbra, em 2017, e Xangai, em 2019, Tucson, no Arizona (EUA), recebe este evento em 2021.


Ana Maria Teixeira

Em declarações à Just News, Ana Maria Teixeira considera que a sua eleição "é o reconhecimento da comunidade científica internacional sobre o trabalho desenvolvido em Portugal nos últimos anos, especialmente em Coimbra, onde temos um grupo de investigadores que consegue fazer a ponte entre os peritos na prescrição do exercício e os peritos em fisiologia e saúde."

Facultar informações práticas para a comunidade científica

Fundada em 1993, a ISEI dedica-se à promoção da investigação, educação e difusão da informação científica e reúne mais de 700 especialistas – imunologistas, bioquímicos, médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e treinadores, entre outros – de todo o mundo.

O principal foco desta organização multidisciplinar é o fornecimento de informações práticas e válidas para a comunidade científica, promovendo a investigação direcionada para a melhoria da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças através da atividade física.

Ana Maria Teixeira destaca a abrangência da ISEI, "que consegue congregar cientistas de diversas áreas, interessados num tema comum: a imunologia do exercício".

Nesse contexto, são alvo de estudo, reflexão e debate um conjunto variado de questões, nomeadamente, "o papel do exercício no envelhecimento do sistema imunitário e na prevenção de doenças crónicas como a diabetes e as doenças cardiovasculares, da melhoria da saúde mental, de como a nutrição pode mediar o efeito do exercício no sistema imunitário".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda