KRKA

Anestesiologia tem papel determinante no contexto de Patient Blood Management

Os anestesiologistas acompanham o doente proposto para um procedimento cirúrgico ou de imagiologia de intervenção nos períodos pré, intra e pós-operatório, tendo um papel importante no contexto do programa Patient Blood Management (PBM).

Em entrevista à Just News, a presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA), Rosário Órfão começa por indicar que o objetivo de um programa de gestão de sangue (PBM) é “evitar a administração desnecessária de sangue e derivados, prestando melhores cuidados de saúde ao doente”.

Na sua opinião, é por demais evidente a ligação da Anestesiologia, motivo aliás pelo qual o tema foi debatido no Congresso da SPA, que se realizou este ano.

Rosário Órfão refere que o conceito de PBM no perioperatório representa uma abordagem específica para cada doente, levada a cabo por uma equipa multidisciplinar em três momentos diferentes: no pré-operatório, "com a avaliação atempada e otimização dos doentes", no intraoperatório, "minimizando a hemorragia e realizando uma política transfusional restritiva", e no pós-operatório. "Uma terapêutica sempre guiada por objetivos concretos (goal directed therapy), monitorizada continuamente com testes point of care".



De acordo com a anestesiologista, estas noções são relativamente recentes e ainda não estão suficientemente divulgadas. “É objetivo da Direção a que preside sensibilizar e formar os vários stakeholders, em particular os anestesiologistas, todos precisam de ser mais despertados para estes conceitos e para a importância da sua aplicação”, diz, prosseguindo:


“É necessário que os médicos consigam criar nos hospitais onde trabalham protocolos e algoritmos de atuação entre os vários serviços cirúrgicos e o de Anestesiologia, de modo a que quando é decidida a indicação cirúrgica para um doente este seja enviado atempadamente para a consulta de Anestesiologia”, afirma.

E frisa ser “fundamental que cada hospital tenha um plano bem estruturado e que, depois de o aplicar, o audite periodicamente, alterando-o quando não está de acordo com as necessidades e as características de cada local”.

"O PBM não é só tratar a hemorragia"

“A Anestesiologia é uma especialidade de resposta imediata, mas também de antecipação”, indica a presidente da SPA.

Na sua opinião, “o PBM não é dar sangue, não é só tratar a hemorragia, é também preveni-la, aumentar a tolerância do doente, diminui-la com o produto mais adequado, seja ácido tranexânico, fibrinogénio, complexo protrombínico ou outros, monitorizando atempadamente o doente e tendo uma terapêutica dirigida por objetivos bem definidos adequados a cada doente no contexto específico de cada intervenção ”.


Criação de grupos de trabalho multidisciplinares

Rosário Órfão lembra que há alguns anos foi criado um grupo de anestesiologistas e imunohemoterapeutas que têm refletido sobre o programa PBM. A primeira reunião, onde se abordou a necessidade de existir um programa bem sistematizado, ocorreu em 2012.

A SPA criou, entretanto, vários grupos de trabalho multidisciplinares para elaboração de recomendações e consensos na área da hemorragia perioperatória, hemorragia no trauma, hemorragia em Obstetrícia e hemorragia em Pediatria.

Em 2015, no Congresso Português de Anestesiologia, que teve lugar em Cascais, os grupos da Hemorragia Perioperatória e da Hemorragia no Trauma apresentaram os primeiros resultados do trabalho desenvolvido.

O Grupo de Hemorragia Obstétrica da SPA, que inclui anestesiologistas, obstetras e imunohemoterapeutas dos vários pontos do país, apresentou no Congresso da SPA de 2017, no Porto, e publicou na última edição da Revista da SPA, em março de 2018, as recomendações portuguesas para a abordagem multidisciplinar da hemorragia obstétrica.

“O nosso objetivo é ser o mais abrangente possível e tentar elaborar recomendações por consenso, que consigam ir ao encontro das realidades do país, não só as dos grandes centros, mas dos hospitais todos do país.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda