Cepheid Talks

Angiologia e Cirurgia Vascular «é atrativa para as novas gerações»

A cidade de Guimarães acolhe, até sábado, o 18.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV). Em final de mandato, José Daniel Menezes, presidente da SPACV, destaca o facto desta ser "uma especialidade de tecnologias de ponta". E, nesse sentido, "tudo o que é tecnológico, para as novas gerações acaba por ser atrativo, isso é inevitável".

Assim, e indo ao encontro desse crescente interesse dos médicos mais jovens, "a SPACV começou em 2018 a organizar um curso de acolhimento para os internos do 1.º ano, o qual este ano se realizou em Coimbra".

Em entrevista à Just News, publicada no Jornal do 18.º Congresso da SPACV, o médico explica qual o propósito: "Integrá-los, falar-lhes sobre a história e evolução da especialidade, dos seus grandes capítulos patológicos e estimular-lhes competências técnicas são o objetivo. Pensamos poder vir a integrar nestas ações os internos espanhóis."

Repercussões da "rápida evolução tecnológica"

Questionado sobre quais são os grandes desafios da Angiologia e da Cirurgia Vascular no nosso país, José Daniel Menezes destaca o facto desta especialidade "estar a passar por um período de rápida evolução tecnológica, com importantes repercussões clínicas e económicas". Este facto é, só por si, "um enorme desafio e requer formação pré e pós-graduada de qualidade e ainda auditoria de resultados".



Na sua opinião, a evolução tecnológica "requer investimento na formação e para ela temos dirigido o foco principal da ação. O grande desenvolvimento da tecnologia aplicada ao diagnóstico e ao tratamento constitui um grande desafio, com resultados em alguns casos superiores aos que anteriormente eram utilizados".

Contudo, precisamente pelo caráter inovador contínuo destas tecnologias, José Daniel Menezes adverte ser "necessário aferir a sua qualidade, para perceber até que ponto são, de facto, custo-eficazes, já que são bastante onerosas. A novidade é sempre algo muito estimulante, mas também pode ser perigoso, daí a necessidade de implementar registos nacionais por patologias."

O médico sublinha também que a SPACV continua empenhada "em não descurar a informação/educação da comunidade sobre as principais doenças vasculares, seus sintomas, medidas de prevenção, de alerta para as doenças mais graves e a importância do especialista".

E recorda que, exatamente nesse sentido, "a SPACV, na renovação do site que levou a cabo, juntou-lhe conteúdos informativos, em linguagem simples e clara, na criada Área do cidadão".



O 18.º Congresso da SPACV está a decorrer, de 5 a 7 de julho, no Centro Cultural de Vila Flôr, em Guimarães.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda