Apoio às visitas domiciliárias em Abrantes: USF D. Francisco de Almeida recebe viatura

Não é muito habitual que uma Câmara Municipal entregue uma viatura a uma Unidade de Saúde Familiar (USF), mas foi o que aconteceu recentemente em Abrantes.

A decisão permite à USF D. Francisco de Almeida reforçar significativamente o apoio que presta ao domicílio e a realização de ações de promoção da saúde junto dos grupos vulneráveis e de risco, "num investimento municipal de cerca de 24 mil euros. Luís Pisco, presidente do conselho diretivo da ARS de Lisboa e Vale do Tejo agradeceu "profundamente" esta oferta.

A cerimónia de entrega da viatura decorreu há dias e contou com a presença de Rita Soares, coordenadora da unidade, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Sofia Theriaga, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Médio Tejo, além de Luís Pisco.

Minimizar as lacunas dos cuidados de proximidade

A autarquia de Abrantes recordou que, não sendo uma competência das câmaras municipais, "assumiu mais este investimento, incluindo o seguro e os encargos com a inspeção periódica do veículo, para prestar um serviço à população e contribuir para minimizar as lacunas em matéria de prestação de cuidados de proximidade na área da saúde". 



Rita Soares, Maria do Céu Albuquerque, Luís Pisco e Sofia Theriaga

Durante a assinatura do protocolo de cedência de utilização do veículo com a ARSLVT, a presidente da Câmara fez questão de evidenciar o empenho em "continuar a colaborar com a administração central no reforço de meios, dando continuidade ao investimento na área da saúde, como a construção das USF, programa de incentivos à fixação de médicos, entre outros".

Maria do Céu Albuquerque anunciou ainda que a Câmara, "em colaboração com os profissionais de saúde, trabalhará para criar as melhores condições no sentido de reorganizar o transporte a pedido no concelho de Abrantes, facilitando a deslocação dos utentes às diversas unidades de saúde e hospital".

Imprimir