«As doenças dos idosos são diferentes. É fundamental que os profissionais tenham mais formação em Geriatria»

Os direitos fundamentais do idoso, a alimentação enteral por sonda, a desprescrição no idoso e a gestão de comportamentos na demência são alguns dos muitos temas que serão debatidos no XVII Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento - Geriatria Prática.

Presidido por Manuel Teixeira Veríssimo, o curso conta habitualmente com mais de um milhar de inscritos, o que, só por si, faz com que seja um marco relevante a nível nacional no que à formação em Geriatria diz respeito. Como sempre, entre os oradores convidados estão muitos dos principais especialistas em Geriatria ou em áreas que interessam em particular à Geriatria.

"É certo que há pessoas que têm de ser mais especializadas em Geriatria, até para produzirem orientações para aqueles que são menos formados nesta área", afirma Manuel Teixeira Veríssimo à Just News.

Contudo, "numa sociedade com cada vez mais idosos e, por consequência, com cada vez maior prevalência de doença crónica e incapacidade, é fundamental que os profissionais de saúde tenham também cada vez maior formação em Geriatria".


Manuel Teixeira Veríssimo
 
"Particularidades a ter em conta"

O médico e presidente do Colégio da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos sublinha que "as doenças dos idosos são diferentes e têm outras particularidades que é preciso ter em conta. Caso contrário, poderão comprometer o sucesso do tratamento".

E acrescenta: “Os idosos têm diminuições funcionais dos aparelhos. O rim e o pulmão, por exemplo, têm algum grau de insuficiência, logo, a sua resposta ao tratamento de certas doenças é mais lenta e limitada.”

Segundo o especialista, que atualmente lidera a Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz, "essas particularidades fazem ainda com que as pessoas idosas tenham mais frequentemente doenças, que devem ser tratadas com alguns cuidados". Salienta também o facto de, "muitas vezes, terem várias doenças ao mesmo tempo".

E é esta realidade que tem motivado a realização do Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento ao longo dos anos. “Na época em que se realizou a 1.ª edição, obviamente já se sabia a importância que iria ter na nossa sociedade a Geriatria, as pessoas idosas e as patologias, mas tudo isso se veio a confirmar ao longo destes 17 anos em que o Curso tem vindo a ser realizado.”



A 17.ª edição realiza-se nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, em Coimbra, ou não fosse esta uma iniciativa organizada pela Unidade Curricular de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e pela Associação Estudo e Investigação em Geriatria e Nutrição Clínica.

O programa pode ser consultado aqui.

Para mais informações:
Maristela Paiva
E-mail: ageriatria@gmail.com

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir