KRKA

«As queixas do idoso são desvalorizadas apenas por ser idoso»

É já no próximo dia 18 de novembro que vai decorrer o Seminário de Envelhecimento e Demências, sob organização do Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima, uma unidade das Irmãs Hospitaleiras.

A propósito desta iniciativa, e em declarações à Just News, Rui Pedro Albuquerque, diretor clínico do Centro Psicogeriátrico, alerta para a necessidade de se valorizar devidamente as queixas dos idosos.

Para o psiquiatra não há qualquer dúvida: "As queixas do idoso são desvalorizadas apenas por ser idoso. Infelizmente, é frequente não se dar o seu devido valor."



Para o efeito, no seminário vai dar-se a conhecer o modelo assistencial hospitaleiro, que se foca nas necessidades dos mais velhos, tal como o médico salienta:

“A prestação de cuidados deve centrar-se no desenvolvimento humano integral, ou seja, temos de ter em conta várias dimensões do ser humano: física, psicológica, social e espiritual.”

Mas não só. “A família tem sempre que ser envolvida e apoiada. No fundo, trata-se de uma abordagem individual e integral.”


Elementos do Centro Psicogeriátrico

Famliares sofrimento, "mesmo quando não são cuidadores"

E é precisamente nas intervenções não farmacológicas, em complementaridade com as farmacológicas, que se deve dar atenção à família “para que possa ajudar, de forma indireta, o doente”. No Centro, os familiares têm assim apoio em consultas de família e consultas individuais. “Eles estão em sofrimento, mesmo quando não são cuidadores.”


Rui Pedro Albuquerque

Além destas temáticas, no seminário vão abordar-se as alterações fisiológicas do sono no processo de envelhecimento assim como as patologias mais habituais e a investigação clínica. “Nos últimos anos, tem-se apostado bastante na descoberta de fármacos e, sobretudo, de potenciais biomarcadores que poderão ser preditores de uma possível demência mais tarde.”

O evento, de inscrição gratuita, decorre no Centro Cultural de Cascais e contará com a intervenção de médicos e académicos da Nova Medical School.

Os destinatários são médicos e alunos de Medicina, enfermeiros, psicólogos e todos aqueles que trabalham na área clínica e de investigação do envelhecimento cerebral.

Além da Irmãs Hospitaleiras, o seminário conta com o apoio da Fundação D. Luís e da Câmara Municipal de Cascais.

O programa pode ser consultado aqui.
Para mais informações: dir.clinica.cpnsf@irmashospitaleiras.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda