Cepheid Talks

Avaliação do risco hemorrágico e trombótico: «Geração de Trombina no Laboratório Clínico»

De inscrição gratuita, o evento que se realiza esta quinta-feira, em Coimbra, é dirigido "aos profissionais de saúde que, na sua atividade, lidem com utentes com patologias em que o Teste de Geração de Trombina seja uma mais valia". A iniciativa é organizada pela AMELAB - Associação de Medicina Laboratorial para a Formação e Inovação, presidida por João Pego.

Em declarações à Just News, o médico patologista clínico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) explica que "o Teste de Geração de Trombina (TGT) mede todo o processo de geração de trombina após estimulação com fator tecidular, ao contrário dos testes clássicos da coagulação, que medem apenas o tempo para iniciar a formação de trombina".

Acrescenta ainda que se trata de "um método bastante sensível que reflete toda a função do sistema da coagulação, podendo, desta forma, contribuir para avaliar riscos e fenómenos trombóticos (geração alta de trombina) ou hemorrágicos (geração baixa de trombina), bem como avaliar o perfil inibidor de terapêutica anticoagulante".

Relativamente ao seu papel, indica ainda que o TGT "permite-nos estudar a atividade anti trombótica dos anticoagulantes orais diretos e os seus efeitos no sistema global da coagulação. Pode assim ser, igualmente, uma ferramenta útil na monitorização da terapia anticoagulante em doentes sujeitos a terapêutica com anticoagulantes orais diretos (dabigatrano, rivaroxabano, apixabano e edoxabano)".



CHUC acolhe primeiro teste de equipamento em Portugal

Questionado sobre como surgiu a ideia de realizar esta reunião, João Pego explica que deveu-se ao facto de, "cada vez mais, se discutir a necessidade de fazer algum tipo de controle em doentes sujeitos a terapêutica com anticoagulantes orais diretos".

Nesse sentido, sublinha o médico patologista clínico, "o TGT foi, muito recentemente, validado num sistema totalmente automatizado, dedicado ao TGT no plasma, cujo primeiro equipamento, em Portugal, vai ser testado no CHUC".

Especialistas da Holanda e Bélgica

A reunião conta com a participação de dois convidados estrangeiros que estão envolvidos em diversos estudos com o Teste de Geração de Trombina.

Bas de Laat, do Cardiovascular Research Institute Maastricht; Synapse BV (Holanda) e Jonathan Douxfils, da University of Namur (Bélgica) irão abordar, respetivamente, os temas "Thrombin Generation: Concept, Current Status and Perspectives" e "Towards Phenotypic Picture of Anticoagulated Patient".

Teresa Fidalgo, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, irá ainda proferir uma palestra intitulada: "Contributo do Teste de Geração de Trombina na Avaliação do Risco Hemorrágico e Trombótico".

O programa pode ser consultado aqui.

Contacto: info@pt.stago.com
A inscrição (gratuita) pode ser efetuada até dia 20 de junho.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda