KRKA

A integração de cuidados «é fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde»

Está agendado para dia 8 de maio o II Encontro Nacional de Integração de Cuidados, organizado pela Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), uma associação exclusivamente focada em promover a integração de cuidados de saúde em Portugal.

"Doente crónico e crónico complexo" foi o tema escolhido para esta segunda edição do evento, que decorrerá na cidade de Aveiro, depois de no passado ter decorrido na Figueira da Foz. O Encontro é organizado em conjunto com o Centro Hospitalar Baixo Vouga e o ACES Baixo Vouga.


Adelaide Belo

A integração de cuidados "é fundamental"

Criada em 2014, a PAFIC é presidida desde o final de 2018 por Adelaide Belo, coordenadora da Equipa de Projeto – Gestão de Caso – na Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano.

E, para a assistente graduada sénior de Medicina Interna, não há qualquer dúvida sobre a relevância e potencial da integração de cuidados: "É uma condição fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde."

Esclarece também que esta Associação pretende "posicionar-se como uma entidade que agregue todos os profissionais que possam acrescentar valor à Integração de Cuidados – os académicos, os profissionais de saúde, da segurança social, das autarquias, das escolas e as associações de utentes". Na sua opinião, "há um grande potencial para a partilha de ideias, a discussão de projetos e a avaliação dos resultados".

A Direção da PAFIC integra dois outros elementos: Cátia Gaspar, licenciada em Enfermagem, mestre em Gestão da Saúde e atualmente a exercer funções no Gabinete de Planeamento e Informação de Gestão do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, e Carlos Russo, médico de família na USF Conde de Oeiras - ACES Lisboa Ocidental e Oeiras.



A PAFIC é uma associação constituída por um conjunto multidisciplinar de profissionais, "unidos pela convicção que a Integração de Cuidados é uma condição fundamental para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados, bem como para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde". 

Para mais informações: pafic@pafic.pt


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda