Centro de Mama do CHUSJ é o único do SNS com certificação clínica europeia da EUSOMA

O Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) recebeu a renovação do Certificado EUSOMA - Sociedade Europeia de Especialistas em Cancro da Mama pelo reconhecimento como "centro de excelência no estudo e tratamento da doença oncológica mamária". É o primeiro, e continua a ser o único, Centro de Mama do Serviço Nacional de Saúde (SNS) portador desta distinção de qualidade.
 


De acordo com José Luís Fougo, oncologista cirúrgico e coordenador do Centro de Mama, “a renovação desta certificação é o reconhecimento do trabalho de excelência no campo da oncologia mamária, prestado por uma equipa de trabalho multidisciplinar".

De acordo com o médico, "a capacidade de resposta tem aumentado significativamente, atingindo tempos médios de resposta exemplares no panorama nacional”.
 

José Luís Fougo

De acordo com dados divulgados pelo CHUSJ, em termos de produção, no primeiro semestre de 2019 realizaram-se 6 621 consultas (um aumento de 8 % face ao período homólogo de 2018) e 447 cirurgias.
 
Tendo em conta que a acessibilidade é considerada "um valor relevante nesta área", o CHUSJ realça o tempo de espera médio para uma consulta prioritária, "que é de cerca de 11 dias, e o tempo de espera médio para uma cirurgia prioritária, que é de cerca de 12 dias (o hospital do SNS com menor tempo de espera neste indicador)".
 
Em 2018, o Centro de Mama realizou 11 802 consultas, mais 9 % que em 2017, e o número de cirurgias (813) aumentou 21 % face ao mesmo ano.
 
No Centro de Mama, criado em 2008, trabalha diariamente uma vasta equipa particularmente empenhada e multidisciplinar, que inclui médicos (cirurgiões gerais, ginecologistas, radiologistas, geneticistas e psiquiatras), psicólogos clínicos, enfermeiras especializadas, técnicos de radiologia e outros elementos de apoio administrativo e logístico.

 
Elementos do Centro de Mama, no âmbito de uma reportagem publicada o ano passado

Em setembro de 2017 o Centro de Mama do CHUSJ foi o primeiro do Serviço Nacional de Saúde a receber o certificado da EUSOMA, tendo sido motivo de uma ampla reportagem divulgada no jornal Hospital Púlico o ano passado. Nessas entrevistas a diferentes profissionais do Centro de Mama são partilhadas algumas das boas práticas, desafios, dificuldades e mais valias associadas à implementação de um modelo organizacional centrado no doente.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir