KRKA

Guidelines europeias de Cardiologia passam a ser debatidas em Coimbra todos os anos

Daqui para a frente, outubro passa a ser o mês em que se realiza em Coimbra uma reunião dedicada, sobretudo, à análise das guidelines que forem produzidas nesse ano pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC).

A organização da What’s New in ESC Guidelines & More é da Associação de Solidariedade Social em Cardiologia (ASSeC) e do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a primeira edição decorre já nos próximos dias 18 e 19.



“A ideia é que esta reunião se torne um marco dentro das reuniões científicas da área cardiovascular em Portugal”, afirma Lino Gonçalves, presidente do evento e diretor do Serviço de Cardiologia do CHUC.

Caberá aos presidentes dos Comités que redigiram as guidelines produzidas este ano pela ESC apresentá-las nesta reunião, após serem tornadas públicas a nível mundial no início de setembro. As recomendações deste ano incidem nas áreas da dislipidemia; do tromboembolismo pulmonar agudo; da taquicardia supraventricular; das síndromes coronárias crónicas; e da diabetes, pré-diabetes e doenças cardiovasculares.  

Para cada uma das guidelines vão ser apresentados dois casos clínicos, cuja discussão se pretende que envolva a assistência. No final de cada uma dessas sessões, vai haver um perito português da área que fará um comentário.


Lino Gonçalves

Haverá também espaço nesta reunião para a apresentação de duas Keynote lectures que vão ser proferidas por “dois cardiologistas de renome mundial”, com o grau de Doutor Honoris Causa atribuído pela Universidade de Coimbra: Bernard J. Gersh (EUA), e Günter Breithardt (Alemanha).

Lino Gonçalves acredita que a What’s New in ESC Guidelines & More "interessa a todos os clínicos do País, ultrapassando as fronteiras da Cardiologia". E acrescenta:

“Esperamos que para além da Cardiologia, colegas da Cardiologia Pediátrica, da Cirurgia Cardíaca, da Medicina Interna, da Pneumologia, da Neurologia, da Endocrinologia, e da Medicina Geral e Familiar possam estar presentes e tirar proveito da discussão que vai ser feita."

O cardiologista admite que em edições posteriores possam vir a discutir-se, para além das guidelines, "outros documentos que a ESC emite, nomeadamente, position papers, consensus documents, ou, ainda, outros temas de interesse para a Cardiologia atual". O médico aproveita para revelar que "está já definido que em 2020 um professor de Harvard irá apresentar, numa Keynote lecture, as grandes novidades da investigação translacional na área cardiovascular".

Essa reunião do próximo ano está já a ser preparada "e irá focar-se, naturalmente, nas quatro guidelines que serão produzidas nesse ano".

O programa pode ser consultado aqui.
Contacto: procha@chuc.min-saude.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda