Colóquio em Coimbra celebra os 75 anos da atribuição do Prémio Nobel a Egas Moniz

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) acolhe, esta quinta-feira, o colóquio "Egas Moniz, Nobel Português de Medicina, 1949", organizado pela Sociedade de História Interdisciplinar da Saúde (SHIS) e coordenado por Ana Leonor Pereira e João Rui Pita.

Este evento, que terá lugar na Sala de São Pedro/BGUC, decorre entre as 14h30 e as 16h30, sendo a entrada livre. A iniciativa, que vai reunir especialistas em história, ciência e saúde, visa refletir sobre a relevância histórica e científica de Egas Moniz, nos 150 anos do seu nascimento e 75 anos da atribuição do Prémio Nobel.

Adianta a organização que Manuel Correia, do CEIS20 da Universidade de Coimbra, fará "uma viagem" pelos últimos manuscritos do cientista: "Os meus oitenta anos" e "Apontamentos acerca do Prémio Nobel". José Morgado Pereira, também do CEIS20, abordará a relação entre guerra e trauma na vida de Egas Moniz.

Milton Pacheco, da Casa-Museu Elysio de Moura, discutirá a ligação entre Elysio de Moura e Egas Moniz, "com foco na ciência médica e na beneficência infantil". Por fim, Sérgio Rodrigues, do Departamento de Química da Universidade de Coimbra, "explorará as relações entre ciência e memória evocadas pela Casa-Museu de Egas Moniz".

Seguir-se-á um debate moderado por Ana Leonor Pereira (FLUC) e João Rui Pita (FFUC), investigadores do CEIS20 da Universidade de Coimbra.

EXPOSIÇÃO E CATÁLOGO

Complementando este evento, no dia 27 de novembro, pelas 15h00, será inaugurada, na Sala do Catálogo da BGUC, a exposição "Egas Moniz, Nobel Português de Medicina, 1949", que estará patente até ao final de dezembro. Na ocasião será apresentado o catálogo.

De acordo com Ana Leonor Pereira e João Rui Pita, organizadores da exposição e do catálogo, pretendeu-se fazer um "trajeto panorâmico sobre a obra de Egas Moniz, que reflete tanto o seu contributo para a ciência como os seus interesses em áreas culturais".

Salientam ainda os responsáveis que a exposição constitui-se como "uma oportunidade para revisitar a sua biografia intelectual e compreender a relevância histórica e científica da sua produção".

Manuel Portela, diretor da BGUC, refere que "esta retrospetiva bibliográfica permite não só observar os caminhos da investigação científica de Egas Moniz, mas também interpretar a sua obra como documento histórico". E acrescenta: "A exposição e o colóquio convidam-nos a olhar a sua produção com um duplo olhar: como ferramenta para fazer história da ciência e como um instrumento para compreender a sua biografia intelectual".

Este evento conta com o apoio científico do Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do CEIS20 da Universidade de Coimbra e da Sociedade de História Interdisciplinar da Saúde (SHIS), instituições com linhas de investigação dedicadas à obra de Egas Moniz e à divulgação do seu legado.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda