Colóquio sobre Procriação Medicamente Assistida: "Questões emergentes nos contextos científico, ético, social, legal"
O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) organiza, nos dias 20 e 21 de março, no Porto, no Auditório da Fundação de Serralves, um colóquio intitulado “PMA: Presente e Futuro. Questões emergentes nos contextos científico, ético, social e legal”. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.
O programa está organizado em quatro grandes temas, que contarão com a intervenção de um vasto leque de especialistas, nacionais e internacionais. No primeiro dia estarão em discussão "As autoridades reguladoras da PMA" e "A PMA na perspetiva dos partidos políticos", temas cuja moderação estará respetivamente a cargo de Margarida Amil Dias, policy officer na Comissão Europeia sobre a segurança e garantia de qualidade de órgãos, tecidos e células de origem humana, e Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do CNPMA.
No segundo dia do colóquio, Alexandre Quintanilha, professor catedrático no ICBAS-UP, presidente da CEIC e membro do CNPMA, irá moderar a mesa redonda "Aspetos sociais, éticos e legais", onde serão discutidas questões como a perspetiva dos doentes perante a infertilidade e a PMA, o anonimato do dador de gâmetas, os condicionamentos e efeitos públicos sobre a decisão de ter filhas/os.
"A ciência e a técnica" é o tema da última mesa redonda, que será moderada por Domingos Henrique, investigador principal no IMM, Faculdade de Medicina de Lisboa.
O programa pode ser consultado aqui.
Contactos:
Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida
Assembleia da República
Palácio de São Bento
1249 - 068 Lisboa
Telf.: 21 391 08 88
Email: cnpma.correio@ar.parlamento.pt