Cepheid Talks

"Concertos com Saúde" em Coimbra: promover a literacia científica com música ao vivo

A iniciativa é claramente inovadora. Esta quarta-feira à noite, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) arranca com o projeto intitulado "Concertos com Saúde".

De entrada livre e aberto à comunidade, o espetáculo de hoje tem início precisamente às 20h02, uma hora antes do pôr-do-sol, e decorrerá "num ambiente informal e descontraído", explica Henrique Girão, subdiretor da FMUC para a área da investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

"Aproximação entre a ciência e os cidadãos"

Em declarações à Just News, o investigador refere que o projeto é promovido pelo Laboratório de Comunicação em Saúde da FMUC, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e a Rádio Universidade de Coimbra, "com o objetivo de  promover uma aproximação entre a ciência e os cidadãos, ajudando a construir uma sociedade com mais literacia científica".

Na sua opinião, essa maior literacia é uma ferramenta crucial para os cidadãos, "não só para enfrentar e ultrapassar as exigências e desafios que se colocam a cada momento, facilitando a adoção de melhores práticas e comportamentos, mas também, ao entender os progressos científicos, a encarar o futuro com mais esperança".

Desta forma, ao som de música ao vivo, "teremos a projeção de conteúdos de saude, na forma de animações criadas propositadamente para este evento, por alunos da ESEC". Neste primeiro concerto que se realiza hoje, "teremos a atuação de Filipe Furtado, num registo Bossa Nova, enquanto que o segundo concerto, agendado para dia 27 de junho, ficará entregue a DJs da RUC".



Laboratório de Comunicação em Saúde

Questionado sobre como surgiu a ideia da Faculdade implementar mais este projeto, Henrique Girão explica que teve início no ambito da estratégia do Laboratório de Comunicação em Saúde, "com o propósito de promover a investigação desenvolvida na FMUC e contribuir para uma sociedade mais informada e atenta no que diz respeito a temas de saúde".

Sem fazer questão de esconder a sua paixão por este projeto, deixa claro o que o move e à sua equipa: "Queremos fazer chegar a mensagem aos cidadãos e para tal acreditamos que temos que recorrer a formas atrativas e assertivas de comunicar ciência, substituindo modelos já ´gastos` e muitas vezes desajustados à realidade dos desafios e exigências dos nossos dias."  

E acrescenta: "Pareceu-nos que transmitir os conteúdos na forma de animações projetadas, numa parede de grandes dimensões, ao som de música ao vivo, poderia ser suficientemente atrativo para captar a atenção de todos aqueles que vao assistir aos Concertos. O nosso desejo é que no final as pessoas tenham passado um momento agradável, e que as mensagens possam constituir um motivo de reflexão e, eventualmente, contribuir para a mudança de habitos e comportamentos."

O espetáculo terá lugar nos jardins do Polo III da Universidade de Coimbra (UC), sendo as imagens projetadas na parede da Biblioteca das Ciências da Saúde da UC.

Novas ações que também "vir a surpreender"

De acordo com Henrique Girão, “Concertos com Saúde é apenas mais uma iniciativa de um projeto mais alargado, e ambicioso, que desenhamos para o Laboratório de Comunicação em Saude".

Assim, foi lançada a Voice*MED, uma newsletter mensal, "com a qual pretendemos dar a conhecer a FMUC em todas as suas dimensões". Estão também previstas parcerias com jornais e radio, "para divulgação e promoção do trabalho desenvolvido na FMUC e esclarecimento da população sobre temas de saúde e doença".

O subdiretor da FMUC para a área da investigação científica e desenvolvimento tecnológico refere também que, por outro lado, o Laboratório de Comunicação em Saude tem participado em ações de formação, "no sentido de preparar investigadores para comunicar ciencia. Estas são as iniciativas ja em curso e em vias de se iniciarem a curto prazo". E sublinha: "Mas temos outras, que estamos a preparar e que podem vir a surpreender".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda