Cepheid Talks

Congresso da Sociedade Europeia de Ginecologia: especialistas debatem saúde global da mulher

Cancro, procriação medicamente assistida (PMA) e menopausa são apenas alguns dos temas em destaque no 11.º Congresso da Sociedade Europeia de Ginecologia (ESG). O evento, a ter lugar de dois em dois anos, reúne especialistas de vários países para debater a saúde global da mulher e vai realizar-se em Praga, na República Checa, entre 21 e 24 de outubro.

Apostando “na experiência prática de muitos ginecologistas e obstetras”, o evento pretende abordar as “inovações e inquietações da área da Ginecologia e Obstetrícia”, segundo Teresa Almeida Santos, secretária-geral da ESG.

Em declarações à Just News, a também presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução (SPMR) realça a importância de se abordar a saúde da mulher nas várias fases da vida. “Uma adolescente é diferente de uma mulher na menopausa e, inevitavelmente, tem de se ter em conta essas diferenças.” E dá um exemplo: “A mulher passa um terço da sua vida na menopausa, principalmente, hoje em dia, quando a esperança média de vida ronda os 80 anos.”

Como os problemas das mulheres não se cingem apenas ao foro ginecológico, o Congresso vai contar com a participação de médicos de outras especialidades, como reumatologistas, cardiologistas, epidemiologistas e cirurgiões. “É preciso ver a mulher no seu todo, olhando para os vários problemas de saúde que estão, muitas vezes, interligados de alguma forma”, refere.

Entre as temáticas abordadas incluem-se a mortalidade materna com base nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU, os desafios da medicina perinatal, a cirurgia de reconstrução genital, a endometriose profunda, o cancro ginecológico e da mama, a procriação medicamente assistida, os moduladores seletivos de recetores de estrogénio, a contraceção, a contraceção e risco tromboembólico, a menopausa e a sexualidade, entre outros.

No evento, há espaços dedicados a posters e comunicações orais, sendo as línguas oficiais o inglês e o francês.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda