KRKA

Corticosteroides inalados na DPOC: Guia ajuda a «otimizar o tratamento»

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), coordenado por Rui Costa, lançou recentemente um guia prático sobre a análise da necessidade do tratamento com corticosteroides inalados na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e orientações para a sua descontinuação.

O folheto, que Rui Costa descreve como “útil, de fácil e rápida leitura”, resulta da tradução para português de um documento publicado pelo International Primary Care Respiratory Group (IPCRG), presidido por Jaime Correia de Sousa, médico de família na USF Horizonte e professor auxiliar convidado da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.


Rui Costa e Jaime Correia de Sousa

A intenção deste guia é “ajudar os especialistas em Medicina Geral e Familiar e outros profissionais a otimizarem o tratamento da DPOC de acordo com o estado da arte atual”, explica o coordenador do GRESP.

Com base na revisão da informação atual acerca da utilização de corticosteroides inalados na DPOC e sumarizando os principais aspetos relativos à sua utilização na patologia, o objetivo deste guia foi “propor um algoritmo para identificar pessoas com DPOC que possam beneficiar de tratamento com corticosteroides inalados e aquelas que não necessitam e nas quais não está indicada a sua utilização”.

“Ao reunir a evidência atual, este guia apresenta um algoritmo que permite aos médicos avaliarem a necessidade ou não da utilização de corticosteroides inalados na DPOC. Também dá indicações precisas quanto ao modo de se fazer com segurança a sua descontinuação naqueles doentes em que não estão atualmente indicados e em que não há benefício acrescido com a sua prescrição”, acrescenta.

Rui Costa frisa que os corticosteroides inalados na DPOC "apenas devem ser usados quando há uma necessidade real, devido ao risco de complicações, de que é exemplo relevante a pneumonia".

De acordo com as recomendações da Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD), os corticosteroides destinam-se exclusivamente a pessoas com DPOC "que sejam agudizadores frequentes e após garantida a otimização da dupla broncodilatação".

O Guia Prático "Análise da necessidade do tratamento com corticosteroides inalados na DPOC e orientações para a sua descontinuação" (editado em março de 2017 pelo IPCRG e agora traduzido pelo GRESP), pode ser consultado aqui.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda