KRKA

Cruz Vermelha Portuguesa comemora 150º aniversário

A Cruz Vermelha Portuguesa vai iniciar as comemorações do seu 150.º aniversário no dia 11 de fevereiro, com a realização de uma Sessão Solene, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Nesta mesma data, há 150 anos atrás, a Cruz Vermelha Portuguesa foi fundada pelo médico-militar José António Marques, sob a designação inicial de “Comissão Provisória de Socorros a Feridos e Doentes em Tempo de Guerra”.

Ao longo da sua história humanitária, esta instituição foi atuando, por si ou enquadrada no seu movimento internacional, procurando defender a vida, a saúde e a dignidade, especialmente dos mais vulneráveis. Hoje, a CVP estende-se a todo o país, abrangendo cerca de um milhão de beneficiários por ano.

Segundo Luís Barbosa, presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, “foram 150 anos de adaptação às necessidades de cada tempo, curando feridas de várias guerras e desastres, e cicatrizes menos visíveis, mas igualmente profundas, causadas pela pobreza, a exclusão, a violência, o desemprego… “

Para relembrar o seu século e meio de história, de valores, de socorro e apoio à humanidade, a Cruz Vermelha Portuguesa vai reunir, no evento da próxima quarta-feira, a "sua rede de voluntários e colaboradores, bem como representantes da sociedade, instituições, administrações, empresas parceiras e outras entidades, que tiveram e têm um papel fundamental na sua missão", é explicado em comunicado.

Para Luís Barbosa, “2015, será um ano de comemoração do passado, mas, acima de tudo, e porque esta história não acaba aqui, de projeção para o futuro! A Cruz Vermelha Portuguesa permanecerá sempre de braços abertos, junto das pessoas, procurando dar resposta aos problemas atuais e defendendo continuamente as causas da vida.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda