«O nosso Encontro na Luz é já uma referência na Medicina Geral e Familiar da Grande Lisboa»
É já início de novembro que se realiza o 3.º Encontro na Luz dedicado aos Cuidados de Saúde Primários. O acesso ao Centro de Formação e Simulação "é o grande elemento diferenciador", mas serão também abordados temas de "especial importância", refere Rodrigo Camelo, da Comissão Organizadora.
"Um quadro muito frequente nas consultas de MGF"
Em declarações à Just News, o médico de família no Hospital da Luz Lisboa refere que "não faria sentido um encontro desta natureza não ter a discussão de temas relevantes para a Medicina Geral e Familiar (MGF)" e dá o exemplo do tema de abertura, dedicado à "Depressão/Ansiedade" e que vai contar com a moderação de Maria João Heitor, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental e do Serviço de Psiquiatria do Hospital Beatriz Ângelo.
Para se perceber a "importância que damos a esta área em específico", Rodrigo Camelo lembra que é um tema que foi já abordado no 1º Encontro na Luz, voltando agora ser discutido. A explicação é simples:
"Dizem muitos que é a doença do Século XXI e o Médico de Família, sendo a porta de entrada para os serviços de saúde na maioria das situações, é quem primariamente observa, diagnostica e trata os utentes com estas patologias. É um quadro muito frequente nas consultas de MGF no panorama atual e é fundamental a atualização de conhecimentos."
Rodrigo Camelo
"Os critérios de referenciação serão abordados na sessão"
O especialista refere também que, à semelhança de outras patologias, "o Médico de Família tem um papel fundamental no tratamento da depressão/Ansiedade e é fundamental saber quando terá de referenciar para a Psiquiatria", adiantando precisamente que "os critérios de referenciação serão abordados na sessão".
Esta sessão em particular vai contar com a intervenção de cinco especialistas com ampla experiência, tendo a particularidade de dois deles serem os próprios diretores dos departamentos de Psiquiatria e Saúde Mental de duas unidades, o que permitirá uma abordagem do tema com bastante profundidade, conforme explica Rodrigo Camelo:
"Estou muito entusiasmado com o painel escolhido para esta sessão. Para além dos colegas de Psiquiatria vai estar presente uma colega de MGF que trabalha no Hospital do Mar, onde as patologias psiquiátricas são muito frequentes nos clientes internados ou seguidos em consulta. A experiência de colegas que trabalham no Hospital da Luz, onde fazem maioritariamente consulta, e também no Hospital do Mar, onde são acompanhados clientes em regime de internamento, vai acrescentar coisas muito positivas a esta sessão."
Reconhece ainda ser "especial ter colegas do Hospital do Mar, porque já trabalhei nesse Hospital como Médico Assistente e tenho um grande carinho pelas pessoas e pela instituição".
3.ª edição e um balanço "extremamente positivo"
É já a 3.ª edição deste Encontro na Luz e "tem sido uma viagem surpreendente", afirma Rodrigo Camelo, reconhecendo que "sempre fomos ambiciosos e o objetivo foi, desde a primeira reunião, fazer do Encontro na Luz uma referência no panorama da Medicina Geral e Familiar da Grande Lisboa". E será seguro dizer que o objetivo está a ser cumprido? Parece que sim, conforme explica:
"O 1º Encontro foi a novidade e encontrámos diversas dificuldades que são normais quando se inicia um projeto. Felizmente correu tudo pelo melhor e percebemos isso pelo feedback recebido e, principalmente pela procura dos colegas em estar presentes no 2º Encontro. O feedback do 2º Encontro ainda foi mais positivo e as inscrições para o 3º Encontro vêm comprovar que os colegas de MGF estão interessados em estar presentes."
Em suma, "até à data, o balanço é extremamente positivo".
"O Centro de formação e Simulação é um fator diferenciador do nosso evento"
O acesso ao Centro de Formação e Simulação por parte dos inscritos no Encontro é, certamente, "o ponto que mais diferencia o nosso evento dos outros existentes".
Se as sessões mais teóricas, "sempre escolhidas de acordo com a relevância para a MGF", tratam de temas que também podem estar presentes em outros eventos, "a componente prática do nosso Cento de formação e Simulação, com cenários que reproduzem a realidade médica, é uma grande mais-valia para os participantes e um fator diferenciador do nosso evento". É também uma forma dos participantes "conhecerem o nosso Hospital e o que temos para oferecer na área de formação".
"O prof. José Roquette é o grande pilar deste Encontro"
De acordo com Rodrigo Camelo, o facto deste Encontro na Luz reunir, desde a sua 1.ª edição, um vasto conjunto de especialistas de diferentes unidades, inclusive na sua Comissão Cientifica, é um sinal do forte empenho do Grupo Luz neste evento. Mas não só. Conforme refere: "Juntar os coordenadores da MGF das várias instituições Luz da Grande Lisboa é uma prova da importância que a MGF do Grupo Luz Saúde dá a este nosso evento."
E destaca a presença do prof. José Roquette na própria a Comissão Organizadora, considerando ser "o grande pilar deste Encontro", acrescentando: "É para mim um grande privilégio poder trabalhar com uma figura com o carisma e profissionalismo do Prof. É incansável no trabalho e um elemento fundamental na união de todos os que fazem parte da comissão organizadora do evento."
O 3.º Encontro na Luz dedicado aos Cuidados de Saúde Primários está aberto a "todos os médicos internos e especialistas de MGF, sejam ou não do Grupo Luz Saúde".