Cepheid Talks

Dia Nacional da Anemia: Rastreio gratuito de anemia e ferropenia no Hospital Pedro Hispano

O Serviço de Imunohemoterapia do Hospital Pedro Hispano, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), vai realizar esta quinta-feira, dia 24 de novembro, um rastreio gratuito de anemia e ferropenia.

A iniciativa pretende assinalar o Dia Nacional da Anemia, que terá lugar dia 26 de novembro, sendo esta a primeira vez que se realiza na unidade hospitalar. A ação é dirigida aos utentes do Hospital Pedro Hispano, estando também aberta ao público em geral.

Federico Sabio, diretor do Serviço de Imunohemoterapia, salienta que "o rastreio é importante para uma deteção precoce, permitindo o diagnóstico adequado e um tratamento mais rápido e eficaz". E lembra que a anemia constitui um “problema de saúde pública, que afeta 25% da população mundial”.

"As manifestações clínicas da anemia são muito variáveis"

A anemia caracteriza-se por uma diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue e/ou do número/tamanho dos glóbulos vermelhos, com consequente diminuição do transporte de oxigénio aos tecidos.

“As manifestações clínicas da anemia são muito variáveis e dependem da causa, da gravidade, da velocidade de instalação, das eventuais comorbilidades e dos mecanismos compensatórios que cada individuo é capaz de mobilizar”, explica o especialista, apontando o cansaço, a falta de ar e palpitações, como as queixas mais frequentes, que podem incluir também tonturas, zumbidos, cefaleias.

O médico recorda também que a anemia pode resultar de défices nutricionais (como a falta de ferro, vitamina B12 e ácido fólico), alterações genéticas (talassemia), perdas hemáticas ou de outras condições, como doenças infeciosas/inflamatórias, neoplasias, doenças crónicas e/ou autoimunes, "não sendo por essa razão considerada um sintoma, mas sim uma manifestação de doença ou de uma comorbilidade associada à mesma".

E acrescenta: “É importante lembrar que a anemia pode ocorrer em qualquer fase da vida, embora seja mais comum em períodos de metabolismo elevado ou em caso de perdas hemáticas (menstruação, por exemplo). Por essa razão é mais prevalente na mulher, especialmente durante a gravidez, sendo também frequente nas crianças."
 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda